Há nomes muito estranhos de automóveis e estes são alguns exemplos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Os nomes dos carros são importantes, no sentido que devem inspirar as pessoas para a compra. Devem também transmitir a potência do modelo, a sua elegância ou qualquer outra caraterística que os defina.

Mas nem sempre as marcas são bem-sucedidas nesta escolha e há nomes bastante exóticos – senão mesmo estranhos – na história da indústria automóvel. Eis alguns exemplos.

Ford Probe

Ford Probe
Crédito: Por Vauxford - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org

Os especialistas do mercado apontam o nome deste modelo Ford como causa para o seu pouco sucesso de vendas. Este coupé da década de 1990, fornecia não só desempenho como uma experiência de condução bastante boa, mas nem isso o salvou do fracasso de vendas.

O Ford Probe deu-se especialmente mal no mercado europeu, no qual rapidamente o seu nome foi alvo de muitas piadas. Quatro anos após o seu lançamento, este modelo deixou de ser produzido na Europa. Atualmente, a Ford coloca a votação o nome dos seus carros novos para não sofrer um golpe igual.

Great Wall Wingle

Great Wall Wingle
Crédito: Por JamesYoung8167 - Own work, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org

Esta pick-up também não exibe um nome feliz, no entanto aqui trata-se de uma questão de tradução. Na realidade, Wingle é a tradução em inglês da palavra chinesa para cavalo. E, tendo tal dado em conta, percebemos que a ideia é transmitir a liberdade e potência do equino.

A marca também se protegeu desse mal-entendido na tradução e no Reino Unido, este modelo foi vendido com o nome Great Wall Steed. Em português algo como a grande muralha de corcel. Bem, já estamos perante um animal usado em batalhas e conhecido pela sua velocidade.

Daihatsu Naked

Daihatsu Naked
Crédito: Por Tennen-Gas - Own work, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org

Este modelo Daihatsu surgiu em 1997 e os condutores aclamavam que era um automóvel muito divertido de se conduzir. Já o nome é também, digamos, divertido e facilmente dado a piadas.

Não há uma explicação oficial para a marca ter optado por este nome, mas alguns especialistas do mercado avançam que a designação pretendia transmitir o seu design simples.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt