Há mais uma fabricante Android a prometer 3 anos de atualizações

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A fabricante chinesa de smartphone e dispositivos móveis, Vivo, promete agora entregar até três anos de atualizações oficiais para o sistema operativo Android. A medida aplica-se aos modelos de smartphone topo de gama, vulgo flagship.

É, desse modo, a terceira fabricante a fazê-lo após a sul-coreana Samsung ter tomado a iniciativa e, mais recentemente, a conterrânea OPPO ter seguido a mesma tónica. Os primeiros contemplados com três anos de atualizações ainda não foram apresentados pela fabricante, mas já sáo conhecidos.

A Vivo soma-se assim aos bons exemplos da Samsung e OPPO

A política de atualizações alargadas contemplará os smartphones vendidos na Europa, Índia, Austrália. Para os demais mercados não temos ainda informações, mas será uma prática a aplicar em mais pontos do globo que favorecerá os respetivos utilizadores.

Esta é uma das melhores tendências a que temos assistido no mercado Android onde, por norma, os produtos recebem dois anos de atualizações oficiais. Aqui estão incluídas as atualizações do sistema operativo Android, como novas distribuições e de segurança.

A fabricante deu a saber que os modelos topo de gama lançados a partir de julho de 2021 serão contemplados com três grandes atualizações do sistema operativo Android. Durante esse período também receberão as atualizações (patches) de segurança.

A melhor tendência a chegar ao mercado Android

Tal como a sua fabricante "irmã", OPPO, também a Vivo aplicará esta mesma regra à sua gama "X". Para modelos selecionados será uma forte benesse, ainda que para os atuais topos de gama da linha Vivo X60 as novidades não se apliquem.

"Contando com hardware de ponta, a série X de smartphones topo de gama é construída para durar. Por isso, queremos garantir que os nossos utilizadores recebem o suporte de software que corresponda às suas expectativas", afirmou Yujian Shi, responsável da Vivo.

A fabricante chinesa garantiu que esta nova política de atualizações surtirá efeito na Europa e noutros mercados-chave como a Índia e a Austrália. Os modelos atuais, contudo, não são eleitos para este suporte alargado de atualizações de sistema.

Exemplo (imperfeito) a seguir

Esta é uma tendência que queremos ver implementada transversalmente no "mundo" Android. Note-se que no "mundo" iOS os smartphones Apple têm, por norma, cinco anos de atualizações garantidas, face aos dois anos na esfera Android.

A medida da Vivo, tal como a da OPPO, é louvável, ainda que limitada aos modelos topo de gama. Por outro lado, a Samsung estendeu esta salutar prática a vários outros modelos como os seus Galaxy A de gama média.

É, por fim, um passo positivo dado na direção certa, tendo o potencial de acautelar melhor os interesses do consumidor.

Editores 4gnews recomendam:

  • Clubhouse para Android chega finalmente à Google Play Store
  • Quanto demora ver uma série na Netflix, Amazon Prime Video ou HBO? Este site diz
  • Messenger atinge feito já alcançado pelo Facebook e WhatsApp
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.