A Tesla acaba de anunciar oficialmente uma das maiores expansões da sua rede de Superchargers em Portugal. Esta novidade beneficia diretamente das grandes mudanças na mobilidade elétrica no nosso país.
A primeira grande notícia é que os Superchargers V4 vão finalmente ser instalados em Portugal. Estes contam com uma potência de 350 kW, bastante superior aos 250 kW do V3. Oferecem também maior compatibilidade com veículos elétricos não Tesla.
Além disso, já se sabe que a marca vai aumentar o número de carregadores nas localizações existentes, instalar novos postos em outras regiões e disponibilizar o carregamento para veículos de outras marcas. Assim, a Tesla prepara-se para criar um total de 64 novos postos nos quatro pontos Supercharger em solo nacional.
Alcácer do Sal: 14 novos carregadores + atualização dos existentes;
Alcantarilha: 12 novos carregadores + atualização dos existentes;
Fátima: 18 novos carregadores + atualização dos existentes;
Mealhada: 20 novos carregadores + atualização dos existentes
Além da expansão nos quatro postos nacionais que existem, a Tesla vai também instalar novos Superchargers em várias zonas do país, nomeadamente Castelo Branco (8 postos); Loulé (8 postos) e Matosinhos (12 postos).
Cascais, Guimarães, Leça da Palmeira, Leiria, Portimão e Lisboa (zona central) também estão na calha, mas ainda não há detalhes sobre o número de carregadores para estas áreas.
O que mudou com a nova legislação?
Assim sendo, a nova legislação simplifica todo o processo já que deixa de ser necessário a contratualização prévia com determinado(s) fornecedor(es) de energia. Permite o pagamento diretamente no local, uma situação que já era pedida pelos condutores há muitos anos.
Durante anos, o crescimento da rede Tesla em Portugal foi condicionado por limitações legais. O sistema Mobi.E obrigava à integração dos carregadores num modelo centralizado, pouco compatível com o ecossistema próprio da Tesla.
Além disso, o novo quadro legal obriga a que postos de carregamento com mais de 50 kW tenham métodos de pagamento eletrónicos (como QR codes e cartões bancários) e apresentem de forma clara o preço por kWh antes do carregamento.
A empresa de Elon Musk está também a ouvir os utilizadores, disponibilizando no seu site oficial uma ferramenta para sugerir novas localizações para futuros Superchargers.