Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Há algo nos teus auscultadores que pode estar a prejudicar a tua saúde

Um novo estudo alerta para a presença de alguns químicos nos auscultadores que podem ser prejudiciais para a nossa saúde. Um problema que afeta modelos de marcas conceituadas.

auriculares sem fios

As nossas rotinas incluem muitas vezes o uso de auscultadores Bluetooth, por isso, é normal nos preocuparmos que impacto estes podem ter na nossa saúde. Depois de falarmos na quantidade de radiação que podem emitir, importa agora falar de outro efeito nocivo que podem trazer para a saúde.

Segundo um estudo publicado pela entidade húngara ToxFree Life, citado pelo The Guardian, vários headphones contêm químicos que podem prejudicar a tua saúde. Estes estão presentes sobretudo nos plásticos destes produtos e podem ser absorvidos pela nossa pele.

O estudo em causa testou mais de 81 exemplares de auscultadores, desde os que entram no canal auditivo, aos que ficam por cima dos ouvidos. Infelizmente, até modelos de marcas conceituadas - como Apple, Sony ou Bose - estão englobados nestas conclusões.

Químicos presentes nos headphones podem causar cancro e outros problemas de saúde

A entidade ToxFree conclui que os químicos que podem ser encontrados nestes produtos podem "causar cancro, problemas de desenvolvimento neurológico e feminização em homens". O último ponto é polémico e pode ser motivo suficiente para muitos desvalorizarem estas conclusões.

O estudo em causa reporta a presença de químicos como o bisfenol, ftalatos, poli e perfluoroalquil (PFAS). Os últimos são considerados químicos eternos, com vários relatórios a afirmar que estes possuem efeitos biológicos terríveis.

Todos os químicos referidos costumam ser uma presença assídua em compostos de plástico, coincidindo com as conclusões apresentadas por este estudo, Por isso, tudo indica que a parte mais nociva dos nossos auriculares são os seus plásticos.

Suor pode ser o principal veículo de absorção destas substâncias

A ToxFree alerta que "essas substâncias químicas podem ser liberadas no ambiente por meio do calor, stress mecânico ou transpiração e, em seguida, absorvidas pela pele." Por isso, deves evitar usar estes aparelhos enquanto dormes ou em atividades que te façam suar mais.

Pelo lado positivo, é que em muitos casos é raro o contacto direto dos plásticos com a nossa pele. Ainda assim, nos auriculares que repousam no canal auditivo, essa exposição é superior.

A ToxFree aponta que encontrou vestígios destes componentes químicos em todos os auriculares que testou. A boa notícia é que o texto enfatiza que estes compostos foram detetados em quantidades ínfimas, ou seja, em quantidades residuais.

Isto não significa que o uso constante de auriculares sem fios possa ser um "veneno" para a tua saúde. Ainda assim, achei interessante partilhar este estudo na perspetiva de que estes produtos podem não ser tão inofensivos para a nossa saúde como alguns podiam pensar.

Sugestão 4gnews

Soundcore Q20i reprodução ANC de 40 horas
Soundcore Q20i reprodução ANC de 40 horasAuriculares sem fios Bluetooth com cancelamento de ruído
37,99 €Amazon
49,99 €-24%
Logo 4gnews
Estamos a recrutar! Editor e Reviewer de Produtos Tech
Candidata-te agora
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.