Ao que tudo indica, a Motorola está com grandes planos de inovar o seu “catálogo” de smartphones. Como tem vindo a ser relatado, a marca registou uma patente de telemóvel que podemos considerar especial por duas razões.
Desde já, porque terá um ecrã rolável, ou seja, cujo tamanho pode oscilar consoante a situação. Depois, porque seria algo muito diferente do que estamos habituados a ver, já que teria sensores de impressão digital, não só num ponto, mas em todo o ecrã.
Sobre o conceito deste telemóvel
Tal como recorda a Phone Arena, a marca apresentou o conceito de smartphone rolável, pela primeira vez, no MWC 2023. Efetivamente, é algo que não estamos habituados a ver, mas a patente registada no Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos (USPTO) sugere-nos que pode ser um plano futuro da marca.
A patente em questão, como assinala a mesma fonte, ainda dá algumas ideias do smartphone rolável Motorola Rizr. Quanto à parte do desbloqueio por impressão digital, seria um grande upgrade, já que, em muitos telemóveis, este costuma ser um problema.
Afinal de contas, nem sempre a leitura é feita de forma correta e, em condições de transpiração ou mãos húmidas, a situação tende a piorar. O único “contra” é que, eventualmente, poderias desbloquear o telemóvel algumas vezes sem querer. Ainda assim, seria um recurso bastante conveniente.
O potencial do ecrã rolável deste telemóvel Motorola
Passando para a parte do ecrã rolável, seria expectável que, ao ser lançado, o smartphone variasse entre as 5 e as 6,5 polegadas. Na lógica do transporte, por exemplo, seria útil utilizar o modo 5 polegadas, para ocupar menos espaço nos bolsos.
No entanto, se quisesses ver um vídeo no Youtube ou algo semelhante, poderia ser mais adequado aumentar até às 6,5 polegadas. No fundo, seria uma ótima forma de conciliar o gosto por smartphones pequenos com a utilidade de um tamanho mais próximo do convencional.
Numa altura em que os dobráveis dão tanto que falar, poderia ser uma boa alternativa a modelos como o Galaxy Z Flip [Ver Oferta] ou o Pixel Fold [Ver Oferta], por exemplo. Contudo, importa referir que este protótipo da Motorola ainda está numa fase inicial. Apesar de ser uma possibilidade forte, não é garantido que a patente vá ser mais do que isso.