
As portas USB são de extrema importância nos dispositivos atuais, seja para transferência de dados ou até para carregamento. Infelizmente, tal como outros componentes, elas estão sujeitas ao desgaste e saber identificar esses problemas pode ajudar-te a poupar dinheiro.
Como é óbvio, esses problemas não surgem do nada e há alguns sinais que te ajudam a identificar possíveis falhas. Para te ajudar nessa tarefa, vamos falar em alguns dos sinais mais frequentes de quando uma porta USB está prestes a deixar de funcionar.
Funcionamento intermitente ou mau encaixe são sinais óbvios de falha na porta USB
Um dos primeiros sinais de alerta para problemas numa porta USB é o seu funcionamento intermitente. Isso acontece quando tens de colocar o cabo num ângulo específico ou quando a ligação se perde com movimentos subtis.
Estes são dois sinais flagrantes de que os pinos internos da porta podem estar tortos ou a carcaça solta. Por vezes, basta olhar diretamente para o interior da porta para identificar esse problema.
Outro sintoma de uma falha eminente no funcionamento de uma porta USB são as transferências de dados lentas ou pouco confiáveis. Quando uma porta USB está prestes a falhar, é normal que a transferência de dados demore mais que o habitual.
Problemas com o carregamento
No caso de dispositivos que usem esta conectividade para carregar, o sinal mais óbvio são os problemas com o carregamento. O principal alerta para um defeito é quando o carregamento começa a ser intermitente.
No caso de um rato sem fios, headsets ou outros, podes sempre experimentar usar um cabo USB diferente ou conectá-lo a uma entrada diferente. Deste modo, é mais fácil perceber se o problema está no equipamento, no cabo ou na porta USB utilizada no processo.
Caso mais de que um destes sintomas se manifeste, é aconselhável parar de usar a porta em causa. Forçar uma conexão já instável normalmente só vai piorar o problema, podendo até alastrar os danos.
O que fazer caso a tua porta USB esteja danificada
A solução mais simples é fazer uma limpeza da porta em causa. Por vezes, o funcionamento intermitente deriva de sujidade no interior da porta USB, mas a sua limpeza deve ser feita com cautela.
Para isso é aconselhável usar gentilmente um compressor de ar ou uma ferramenta macia e não metalizada. Se isso não resolver o problema - como no caso de pinos tortos - então deves começar a pensar na substituição da porta.
No caso de um computador de secretária, os custos da operação não serão muito avultados- No entanto, no caso de portáteis ou smartphones, onde estas portas estão habitualmente soldadas à placa principal, os valores podem ser superiores. E isso deve ser sempre feito por um profissional para evitar danos maiores.
