
A notícia que os fãs de videojogos definitivamente não queriam para 2026 pode acontecer: GTA 6 pode ser adiado mais uma vez. A especulação vem de Jason Schreier, jornalista de videojogos da Bloomberg, tido como uma fonte confiável na indústria.
Desenvolvimento ainda em curso
Durante o podcast Button Mash, o jornalista disse que GTA 6 ainda não está com o conteúdo completo, citando aspetos do jogo que não foram 100% concluídos.
“Tanto quanto sei, o conteúdo ainda não está completo. Ou seja, as pessoas ainda estavam a finalizar detalhes, a concluir níveis e missões e a decidir o que entraria no jogo. Normalmente, o desenvolvimento de jogos funciona assim: tem-se as fases de recursos completos, conteúdo completo, testes de bugs, e muitas fronteiras confundem-se ao longo dessas diferentes etapas. Mas eles [a Rockstar] ainda estão a produzir conteúdo.”
- Jason Schreier. (via PCGamesN)
Schreier também acredita que o jogo pode entrar na fase de correção de bugs em breve, mas ainda não é possível definir qual é o estado atual do jogo.
Ele também acrescentou que ninguém na Rockstar pode garantir, “com 100% de certeza”, que o jogo realmente estará pronto e poderá ser lançado em novembro.
Janela fiscal e histórico de adiamentos
A possibilidade de um adiamento também é reforçada pelo facto de que a janela fiscal da Rockstar encerra a 31 de março de 2027, o que daria à empresa uma “margem de manobra” para que o atraso não cause um grande impacto financeiro na Take-Two, controladora da Rockstar.
No entanto, ele lembra que o ideal seria lançar o jogo a tempo das festas de fim de ano, Black Friday e das promoções de Natal que sempre acontecem nesse período.
Por enquanto, a Rockstar não comentou sobre esta especulação, e GTA 6 segue com o lançamento para PlayStation 5 e Xbox Series X|S programado para 19 de novembro de 2026.
Caso a possibilidade levantada por Schreier se confirme, este será o terceiro adiamento de GTA 6. Quando o primeiro trailer do jogo foi revelado, em dezembro de 2023, a previsão de lançamento era para o outono (norte-americano) de 2025. Depois, foi adiado para 26 de maio de 2026 e, por fim, foi empurrado para o fim deste ano.
