
A Rockstar está atualmente sob investigação no Reino Unido por supostamente proibir a sindicalização dos seus funcionários. Como é de esperar de processos judiciais, muitas informações confidenciais devem ser reveladas, especialmente sobre o grande lançamento da empresa.
Documentos apresentados num processo judicial revelaram que a Rockstar Games realizou sessões de teste com até 32 jogadores, levantando especulações sobre o funcionamento do futuro serviço online do jogo (via Insider Gaming).
As informações vêm de um vídeo recente publicado pelo canal People Make Games, no qual o jornalista Chris Bratt afirma ter tido acesso a uma cópia impressa de documentos apresentados num tribunal em Glasgow. O material foi partilhado pela Rockstar como parte de um caso envolvendo a fuga de informações por funcionários.
O que dizem os documentos sobre o modo online de GTA 6
Segundo Bratt, entre as mensagens internas do Discord apresentadas como prova, havia conteúdos considerados “tão sensíveis” que o advogado da Rockstar optou por não lê-los em voz alta durante a audiência, solicitando que o juiz os analisasse de forma privada.
Posteriormente, essas mensagens passaram a circular, já que a empresa não impôs restrições à divulgação do conteúdo.
Numa das conversas, um funcionário menciona que a Rockstar não queria “mais de 13 pessoas de folga ao mesmo tempo”, número que teria sido reduzido depois para “no máximo cinco pessoas”. Em seguida, outra mensagem faz referência a uma sessão de testes que teria sido “difícil de organizar” e que contou com 32 jogadores simultâneos.
Outro funcionário responde destacando que a empresa possui “vários estúdios com testadores de controlo de qualidade” e que, portanto, alguém conseguiria organizar uma sessão com 32 jogadores, libertando o tempo de trabalho necessário. As mensagens referem-se a um “recurso não anunciado” de um jogo em desenvolvimento pela Rockstar.
Apesar disso, os documentos não afirmam explicitamente que o serviço online mencionado seja, de facto, o GTA 6 Online. Ainda assim, é muito provável que a fuga esteja relacionada com o GTA 6, tendo em conta a fase de desenvolvimento do jogo e o contexto das mensagens.
Para efeito de comparação, o GTA Online atualmente suporta salas com até 32 jogadores, sendo 30 ativos e dois espectadores. Caso o mesmo limite se aplique ao modo online de GTA 6, isso indicaria que não haveria uma evolução significativa nesse aspeto em relação ao título anterior.
