Recentemente, trouxemos-te um artigo em que explicávamos o porquê dos telemóveis ficaram mais lentos ao longo do tempo e como evitar. Desta feita, trazemos outro assunto bastante importante: a vida útil das baterias.
Assim sendo, graças a um teste de grande abrangência levado a cabo pelo canal de YouTube HTX Studio já temos finalmente resposta a uma das questões que mais inquieta os utilizadores: o carregamento rápido prejudica a vida útil da bateria?
A resposta chega após muitos meses de testes com vários modelos de iPhone e Android. Para o estudo, foram escolhidos vinte smartphones: dez iPhones 12 e dez iQOO 7. Posteriormente, foram colocados cinco dispositivos em quatro grupos distintos: carregamento rápido, carregamento lento, carregamento parcial (entre 30% e 80%) e um grupo de controlo. Os iPhones foram carregados até 20 watts, enquanto os Android atingiram 120 watts no modo rápido.
Qual o resultado dos testes?
As conclusões – que foram feitas após 500 ciclos de carga – podem surpreender muitos utilizadores. Isto porque revelam que o efeito do carregamento rápido na durabilidade da bateria é mínimos. Estamos a falar de uma perda e apenas 0,5% no iPhone 12 e de 0,3% no iQOO 7. Curiosamente, os dispositivos carregados apenas entre 30% e 80% registaram um aumento de 4% e 2,5% na capacidade total, respetivamente.
Assim, a conclusão é clara: carregar o smartphone com rapidez não compromete a bateria, e seguir a "zona ideal" de carga pode até prolongar ligeiramente a sua vida útil. Segundo o HTX Studio, o impacto do método de carregamento é mínimo face à tecnologia atual das baterias modernas.
