A Netflix é conhecida pelo seu vasto catálogo de filmes e séries. Mas tem apostado cada vez mais no universo dos videojogos. A empresa está a considerar aprimorar a sua oferta de jogos, que tem sido predominantemente focada em títulos móveis. O objetivo é avançar para jogos de maior calibre.
Entre os nomes adiantados pelo Wall Street Journal, destaca-se uma possível jogada ambiciosa: a Netflix estará em conversas avançadas para licenciar um jogo da série Grand Theft Auto (GTA). Resta saber se será um dos mais recentes, ou um dos clássicos Vice City ou San Andreas.
Esta movimentação surge após a iniciativa da Netflix, em novembro de 2021, quando introduziu cinco títulos para iOS e Android que podiam ser descarregados e jogados como parte da subscrição da plataforma de streaming.
Catálogo de jogos da Netflix já conta com mais de 70 títulos
O catálogo de jogos cresceu para mais de 70 títulos desde então, e a empresa fez aquisições notáveis. Entre estas destacam-se a Spry Fox, criadora de Triple Town e Cozy Grove, a Next Games, produtora da versão móvel de The Walking Dead e o Night School Studio, criador do Oxenfree.
A ambição da Netflix no espaço dos videojogos não para por aqui. A empresa anunciou no ano passado a criação de um novo estúdio em Los Angeles, liderado pelo ex-produtor executivo de Overwatch, Chacko Sonny. Este foca-se no desenvolvimento de um novo RPG de terceira pessoa de nível triplo-A para PC.
No entanto, segundo o referido relatório do Wall Street Journal, a Netflix está a enfrentar desafios significativos na implementação da sua estratégia de jogos. Um desses desafios é a atual necessidade dos utilizadores de descarregar jogos móveis das lojas de aplicações, o que tem causado uma grande queda no envolvimento.
Netflix pode apostar em breve em streaming de jogos
A publicação menciona que apenas metade dos assinantes que clicam no botão 'Obter Jogo' na aplicação da Netflix prossegue para descarregar e jogar os jogos. Em resposta, a Netflix está a experimentar a tecnologia de streaming de jogos, para que exista uma transição mais suave para aceder a jogos através do seu serviço.
Internamente, a Netflix está a enfrentar questões sobre a sua entrada num mercado onde gigantes como o Google, com o seu Stadia, falharam. O Stadia foi descontinuado em janeiro deste ano devido à falta de adesão dos utilizadores. Em contrapartida, a Netflix acredita que uma presença mais significativa no espaço dos jogos ajudará a atrair novos assinantes e a reter os existentes, oferecendo-lhes conteúdo interativo entre as temporadas dos seus programas favoritos.
Mesmo de forma lenta, a estratégia estará a dar frutos, segundo o Wall Street Journal. Com números da Apptopia, estima-se um aumento nos downloads de jogos da Netflix de 30,4 milhões para 70,5 milhões no último ano. Ainda assim, menos de 1% dos 238 milhões de assinantes da Netflix estão a jogar os jogos diariamente.
Editores 4gnews recomendam: