A OpenAI está numa onda de lançamentos. Na conferência em que apresentou o novo GPT-4o, a empresa anunciou também que a GPT Store vai passar à modalidade gratuita e assim ficar disponível a todos os utilizadores que queiram usar os chatbots ali disponíveis.
Depois de 4 meses no ativo, GPT Store torna-se gratuita
O anúncio foi feito pela responsável tecnológica máxima da empresa Mira Murati. A partir de agora, a GPT Store para usar chatbots personalizados está disponível a título gratuito.
Recorde-se que a OpenAI lançou esta loja em janeiro deste ano e apenas quatro meses depois abre o acesso a todos os utilizadores. Numa primeira fase, o serviço estava reservado a assinaturas pagas, mas pelos vistos, a OpenAI quer massificar a sua utilização e disponibiliza agora o serviço gratuitamente.
E mesmo atuando como um serviço pago apenas durante quatro meses, alguns chatbots da GPT Store – conhecidos informalmente por GPTs – tornaram-se bastante populares. Dois bons exemplos são um bot especialmente concebido para criar logótipos e o bot Consensus que está direcionado para ajudar pesquisas científicas.
O que é a GPT Store
Na prática, a GPT Store funciona tal como uma loja de aplicações. A diferença é que na GPT Store os utilizadores têm acesso a versões do ChatGPT personalizadas, ou seja, especializadas num determinado assunto ou área.
E existem alguns que são já bastante conhecidos entre os utilizadores. Por exemplo, o Canva. Este foi uma das primeiras criações da GPT Store e ajuda na produção de posters, gráficos e logótipos.
O bot Dall-E é também bastante conhecido até porque está agora integrado na plataforma IA ChatGPT. Este bot ajuda os utilizadores a gerar imagens, mediante prompts fornecidos pelos utilizadores.
Estes são apenas alguns dos exemplos que foram muito bem-sucedidos, mas a GPT Store está carregada com milhões de ferramentas IA que podem agora ser usadas a título gratuito.