Governo aprova estratégia e calendário para o 5G em Portugal

Bruno Coelho
Comentar

O Governo aprovou esta sexta-feira uma resolução em Conselho de Ministros, onde é definida a estratégia e calendário da quinta geração de comunicações móveis (5G) em Portugal.

Este é mais um passo para o 5G ficar disponível no noss país, naquele que é considerado “um instrumento de desenvolvimento e competitividade da nossa economia, de coesão social e territorial, de melhoria e transformação do nosso modo de vida, de inovação social e da qualidade dos serviços públicos”.

Calendário do 5G vai de 2020 a 2025

Mas afinal quando ficará disponível o 5G? No comunicado pode ler-se que será garantida uma “cobertura estrategicamente seletiva e territorialmente coesa, com metas intercalares em 2020 e 2025”.

Duas cidades portuguesas terão 5G até ao final de 2020

A União Europeia determina que haja, até ao final de 2020, pelo menos uma cidade com 5G. No entanto, o governo tem como objetivo duas cidades, uma no litoral e outra no interior.

É bom recordar que o 5G é a próxima geração de rede móvel, e que pretende ‘substituir’ o 4G que usamos atualmente como a rede mais avançada. O objetivo é tenhamos velocidades mais rápidas, mas também que mais dispositivos possam ser ligados em simultâneo.

O mais natural será que apenas daqui a cinco anos possamos usufruir do 5G mais naturalmente na esmagadora maioria das zonas do país. Numa altura em que os smartphones com esta rede móvel já são comercializados, esta deverá começar a ser utilizadas nas duas primeiras cidades até ao final do ano.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Football Manager e o cinema são dois dos seus escapes, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.