
O Governo continua a promover a transição energética das famílias. Após o lançamento do programa E-Lar, o executivo acaba de anunciar um novo programa de incentivos para as famílias portuguesas.
Desta feita os apoios são direcionados para o campo das energias renováveis, em rigor, para a compra de painéis fotovoltaicos. O anúncio foi feito esta tarde (via Eco) pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho.
Governo vai emitir vouchers para as famílias para a compra de painéis solares
Perante os deputados presentes na Comissão de Ambiente e Energia, a ministra explicou as bases deste novo programa de incentivos à compra destes painéis:
"Será um programa com características semelhantes ao E-Lar, com emissão de vouchers, mas neste caso destinados à aquisição de equipamentos para a produção de energias renováveis pelas famílias"
O ministério em causa esclarece que os vouchers servirão para apoiar a compra de painéis solares e todo o equipamento restante necessário pelas famílias portuguesas. Serão emitidos para equipamentos de autoconsumo.
Ou seja, este programa de incentivos não é direcionado para quem queira vender os excessos à rede. O objetivo é apoiar a produção caseira de energias renováveis e ajudar a baixar a fatura da eletricidade das famílias.
Detalhes deste programa ainda estão por esclarecer
Durante este anúncio, Maria da Graça Carvalho limitou-se a informar que este programa irão arrancar "em breve". Ela não divulgou pormenores adicionais sobre o mesmo, nem os restantes critérios de candidatura.
Por outras palavras, ainda não se conhecem os valores totais de apoio, datas de candidatura nem os critérios das mesmas. Esses pormenores serão anunciados mais tarde.
Ainda assim, especula-se que funcione de forma idêntica ao programa E-Lar. Ou seja, as famílias devem submeter a sua candidatura para posteriormente receberem um voucher digital que lhes permitirá comprar os equipamentos em causa sem encargos financeiros para o seu orçamento familiar.
