Os leitores mais ávidos que ainda gostam de ler em livros físicos entenderão estas palavras: é tramado ler com pouca luz ou no período noturno. Nem sempre é o mais cómodo ter um candeeiro aceso, principalmente na cama onde outra pessoa pode querer dormir.
Pois bem, este ano comprei um dos gadgets que acabou por mudar a minha vida enquanto leitor de livros físicos. E a melhor parte é que custa cerca de 10 euros e é bastante compacto para levar para todo o lado - incluindo viagens.
Trata-se de uma luz de leitura recarregável, com uma pequena mola para acoplares ao teu livro. Esta é bastante leve e conta com três tipos de cores e intensidade para ajustares consoante a necessidade do local de leitura.
No nível mais alto de luminosidade tens 35 lumens, no intermédio tens 15 lumens e no mais baixo tens 5 lumens. Tens três opções de temperatura de cor, desde o âmbar, a luz natural ou luz quente. Tanto uma funcionalidade como a outra, altera-se simplesmente clicando num dos dois botões.
Ao colocares a luz de leitura no topo do livro, podes contar com uma ampla luminosidade mesmo em livros maiores. E a leitura é bastante precisa, já que a mola consegue estender-se num ângulo de 120° e a luz num ângulo de 90° para as laterais e 45.º para a frente.
Autonomia para até 80 horas
A parte boa é que este é um produto recarregável por USB-C isso significa que a podes carregar com o mesmo cabo com que carregas o smartphone. Com uma autonomia prometida de até 80 horas, tem potencial para durar por várias semanas de uso numa única carga, principalmente se como eu a usar no brilho mínimo.
Com um tamanho de 10,5 por 32 por 15 milímetros e um peso de 39 gramas é facilmente transportável. Além disso, a parte de cima da mola é transparente para que não atrapalhe o texto que estás a ler na página onde a prenderes.
É um gadget ideal se fores um leitor de livros físicos e também fará uma figuraça numa prenda a um amigo. Está disponível em branco, azul e rosa.