Gorjetas digitais à distância de um QR Code? Esta é a promessa da Classihy Tips

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O hábito de deixar uma bonificação financeira a quem nos atende em ambientes de restauração e hotelaria não é particularmente expressivo em Portugal, mas tem vindo a ganhar tração nos últimos meses. É um pequeno gesto de apreço a que nos trata bem.

Assim, fruto da pandemia COVID-19 e a pensar nos colaboradores da restauração e de hotelaria, a startup portuguesa lançou o Classihy Tips. Trata-se de uma nova forma de gratificar sem ter que tocar em dinheiro.

Classihy Tips é o sistema português que quer popularizar as gorjetas digitais

Agora que (quase) tudo na restauração e hotelaria passou a ser digital e contactless, também já é possível dar gorjetas em restaurantes e hotéis de forma totalmente digital. A ideia é particularmente simples e de fácil aplicação prática.

Através do sistema de feedback desenvolvido pela start-up portuguesa Classihy, em que o cliente pode avaliar cada funcionário individualmente, mas sempre pela positiva, o cliente pode agora também agora gratificá-lo digitalmente.

Assim as clássicas “gorjetas” que eram dadas em dinheiro estão agora à distância de um QR Code.

A nova criação da startup portuguesa Classihy

Para todas as vezes em que gostamos especialmente do serviço de um funcionário. Assim, podemos agora dar-lhe uma gratificação pelo seu trabalho no final da refeição ou da estadia.

Para tal, apenas tem que identificar o funcionário que o atendeu (nome e fotografia estão visíveis na Classihy) e o método de pagamento (cartão multibanco ou Apple Pay e Google Pay).

As gratificações estão pré-definidas e começam em 2 €, mas podem ir até 100 €.

O dinheiro é colocado na conta de cada colaborador na Classihy. Este pode pedir a transferência para a sua conta a qualquer momento.

Os funcionários não pagam nenhuma comissão para ter acesso a este serviço. São, contudo, descontados 5% para cobrir os custos relacionados com as transações bancárias e a manutenção da conta.

Novas opções e objetivos ao alcance dos colaboradores

Para além das gratificações simplificadas cada colaborador pode, no seu perfil, definir objetivos pessoais para este dinheiro e torná-los públicos. Isto para que os clientes que visualizam o seu perfil terem conhecimento dos mesmos.

Estes objetivos, caso o funcionário os deseje estabelecer, são definidos por categorias e podem ter valores-objetivo.

Exemplos desses objetivos são:

  • Objetivo Ambiental: Comprar uma bicicleta elétrica para ir trabalhar / 900 €.
  • Objetivo Familiar: Plano de Saúde para os filhos / 259 €.
  • Objetivo Social: Adotar um animal abandonado / 400 €.

O cliente pode decidir oferecer uma parte do objetivo de cada colaborador ou o montante correspondente ao valor que ainda está em falta. Neste caso, o colaborador poderá pedir a transferência desse valor para a sua conta apenas quando tiver completado o objetivo.

“Realizámos um inquérito junto de alguns funcionários da restauração e da hotelaria e concluímos que o número e valor das gratificações recebidas diminuiu drasticamente no último ano. Estudos recentes indicam também que os clientes estão menos propensos a pegar em dinheiro e dar a clássica gorjeta em espécie. Decidimos então criar algo que pode representar um rendimento suplementar alternativo para os colaboradores, obtido de forma 100% digital” afirma Ariane de Melo, CEO da Classihy.

Para quem pretender experimentar esta nova forma de gratificar, já pode fazê-lo em dois espaços em Lisboa. São eles o Tapas Bar 52 no Príncipe Real e o Restaurante da Associação Naval de Lisboa na Doca de Belém.

Editores 4gnews recomendam:

  • GTA 6: novo rumor contraria as anteriores previsões para o jogo
  • Samsung Galaxy Book Pro: revelado o design elegante dos novos portáteis
  • Amazon apresenta novos Echo Buds como alternativa mais barata aos AirPods Pro
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.