Gorilla Glass DX e DX+: novos materiais para câmaras de smartphone anunciados pela Corning

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A Corning é a empresa responsável pelo vidro de proteção mais durável para smartphones, sendo atualmente a empresa líder no seu setor. Agora, a empresa norte-americana anuncia os novos Gorilla Glass DX e DX+ para as câmaras dos smartphones.

Desta feita a Corning quer melhorar não só a durabilidade e resistência das lentes dos nossos smartphones, como também o seu desempenho para fotografia e captação de vídeo. Para tal, anuncia agora os novos materiais compósitos de vidro - DX e DX+.

A Corning lança-se nas óticas para smartphones com novos materiais

Os novos materiais foram criados para ser usados nas câmaras dos smartphones, mais concretamente nas suas óticas. Nesse sentido, a Corning criou uma versão do seu vidro Gorilla Glass otimizado para a captação de imagem com os dispositivos móveis.

Note-se que esta nomenclatura não é propriamente nova uma vez que a Corning apresentou o Gorilla Glass DX em julho de 2018, sendo então apontado para o vidro dos relógios inteligentes - smartwatch. No entanto, a empresa afirma que procedeu agora a uma reformulação geral deste compósito no sentido de o preparar para uso em smartphones.

Mais concretamente, a fórmula terá sido aperfeiçoada para aumentar a resistência a riscos, sem comprometer a qualidade de imagem, ou captação de vídeo. O resultado? Um "novo" material que pode vir a integrar a câmara de vários smartphones.

O Gorilla Glass DX e DX+ podem ser usados nas lentes para telefones

Segundo a Corning os novos materiais Gorilla Glass DX e DX+ permite a transmissão de 98% da luz ambiente. Fá-lo mesmo sendo particularmente resistente a riscos, tal como o vidro Gorilla Glass que é comummente usado nos ecrãs dos smartphones.

Em jeito de comparação, a empresa aponta, em comunicado à imprensa, que a maioria das lentes com cobertura e revestimento anti-reflexão só deixa passar cerca de 95% da luz ambiente. Isto significa que o seu novo material permitirá fazer chegar mais luz ao sensor de imagem.

São novos materiais promissores que podem melhorar o desempenho fotográfico das câmaras dos nossos smartphones. Urge, contudo, testar as suas capacidades e apurar os reais incrementos de durabilidade e transmissibilidade de luz.

A Samsung pode ser uma das primeiras a usar os novos compósitos

Até ao momento, contudo, não sabemos quais são os primeiros smartphones a usar estes materiais. No entanto, a Corning afirma que a Samsung já firmou um contrato de fornecimento com a empresa para receber os novos compostos para as óticas.

Por fim, a Samsung tem agendado um novo evento de apresentação de produtos para o dia 11 de agosto, o seu Galaxy Unpacked. Aí poderemos ficar a conhecer os seus novos smartphones Android, quiçá já com óticas Gorilla Glass DX e DX+.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi POCO F3 GT é oficial: rival do OnePlus Nord 2 que não vais poder comprar
  • DJI Mini SE: o novo drone bom para iniciantes, mas há um senão!
  • PlayStation e Apple juntam-se para dar 6 meses de Apple TV+ grátis (Portugal e Brasil)
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.