Goophone já está a trabalhar no Clone do GS5

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Não é novidade nenhuma que os equipamentos de topo das mais variadas marcas são copiados por fabricantes chinesas e no segmento do mercado dos clones existem empresas que, apesar da ilegalidade, até se destacam pela positiva como é o caso da Goophone. Para quem não conhece a Goophone, vou tentar fazer uma breve introdução. É uma empresa chinesa especializada em fabricar copias de outras marcas, destacando-se no seu portfólio a Apple e a Samsung. A Goophone iniciou-se com clones do antigo iphone 4 e atingiu o topo quando conseguiu, além de colonar o iphone 5 antes do mesmo ter sido apresentado, patenteá-lo na china. Chegando mesmo a ameaçar a Apple caso a mesma tentasse vender o iPhone 5 na China. Contudo os clones nunca são exatamente perfeitos. No caso dos iPhones, os mesmos correm sistema Android e o seu desempenho nem sequer se compara. Quanto aos clones da Samsung, a coisa já começa a mudar de figura e é por essa razão que estou a escrever este post, pois o anterior clone do GS4 e do Note 3 possuem uma qualidade acima da média, quer a nível de construção, quer a nível de desempenho.

Os primeiros clones da marca eram consideravelmente fracos. Os processadores eram medíocres, resoluções de ecrã más e câmeras ainda piores. Contudo a evolução dos processadores da Mediatek estão a fazer com que estes clones não sejam tão maus como se pode julgar e, apesar de não se poder esperar de um clone o desempenho do original, os mesmos começam a satisfazer consideravelmente os compradores.

O desempenho dos novos processadores Octa Core da Mediatek é algo que tem dado muito que falar, pois proporcionam um excelente desempenho a um baixo custo e é este o processador que incorpora o novo clone da Goophone, o amazon.es por 729,00€.

Como disse anteriormente, não se pode comparar um clone com o original, e as diferenças entre os dois são muitas, entre elas a ausência do leitor de impressões digitais, processadores, câmeras, tamanho do ecrã entre outras. Mas dadas as circunstâncias e visto que o GS5 não está a ter a aceitação prevista, pelo menos para já (devido à fraca evolução comparativamente ao antecessor GS4) será esta uma boa aposta por parte da Goophone? Os preços são apelativos, o designe igual apenas com a ausência da marca e a construção muito aceitável com um desempenho relativamente bom comparativamente ao preço pago por ele. Partilhem connosco o vosso feedback. Já compraram clones? Qual a vossa opinião sobre os clones fabricados hoje em dia? Vale a pena o dinheiro gasto?

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.