Google atualiza o Youtube para que os utilizadores vejam menos vídeos

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

O Youtube é uma das plataformas da Google que mais tem crescido nos últimos anos. Tanto a nível de conteúdo como de qualidade. Os "youtubers" oferecem cada vez mais qualidade de imagem e som e é bom ver que qualquer pessoa pode ser criador de conteúdo desde que tenha vontade para tal.

Contudo, às vezes os utilizadores exageram no conteúdo que consomem. Passam horas e horas a olhar para o smartphone sem reparar que tem um dia belo mesmo à sua frente.

Vê ainda: Nomes dos próximos iPhones deverão seguir a ideologia da Apple

Com esta visão a Google e a Apple trouxeram uma nova funcionalidade aos seus sistemas operativos. Uma funcionalidade que informa ao utilizador quantas horas passa no smartphone e em determinada aplicação. Pode até ir mais longe e bloquear determinadas aplicações depois de ultrapassar as horas marcas.

Todavia, parece que esta aplicação com o nome de "Digital Wellbeing" nos smartphones Android Pie 9.0 não chega. Como ainda vai demorar para que todos os fabricantes tragam as novas atualizações para o seu sistema, a Google decidiu implementar uma "mini" Digital Wellbeing no Youtube.

Google quer que abrandes o consumo de conteúdo no Youtube

Com a nova atualização, que deverá chegar nos próximos dias a todos os utilizadores, a aplicação dir-te-á quanto tempo passaste a ver vídeos do Youtube. No dia de "hoje", "ontem" e nos "últimos 7 dias".

A aplicação alertará ainda o utilizador que está na hora de tirar uma pausa da aplicação com uma pequena notificação mesmo abaixo dos vídeos. Poderás, inclusive, silenciar as notificações em determinadas horas para teres a certeza que não és atraído à sua utilização.

Um pouco estranho a Google incentivar os utilizadores a usarem menos a sua aplicação do Youtube e os seus smartphones, contudo, chegou a altura de começar a perceber que o mundo não deve rodar à volta do nosso smartphone e que levantar a cabeça é mais importante que nunca.

Já que aqui estás dá um salto ao nosso canal do Youtube e aproveita para subscrever!

Editores 4gnews recomendam:

Xiaomi Pocophone F1 chegou à Europa com preço imbatível

WhatsApp: Cópias de segurança para o Google Drive não são encriptadas

A Microsoft queria mesmo trazer realidade virtual para a Xbox One

Fonte

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.