Google reforça a segurança do Android One no Xiaomi Mi A1

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Enquanto principal fonte de confiança sobre todos os temas e novidades relacionados com a construtora chinesa, Xiaomi, hoje alertamos para a chegada de mais um grande dia para todos os utilizadores da marca. Agora é o Xiaomi Mi A1, o primeiro smartphone da marca com Android One da Google que está a receber uma importante atualização de segurança!

Vê ainda: e mudará de aspecto na sua versão Web

Com efeito, o recém anunciado Xiaomi Mi A1 surpreendeu o mundo ao representar a parceria entre a construtora chinesa e a gigante Google. Parceria essa que se materializou com a chegada do Xiaomi Mi A1, já com o sistema operativo Android, mais concretamente, o Android One fornecido directamente pela Google, tal como as respectivas atualizações.

Google reforça a segurança do Xiaomi Mi A1

Se tens um destes dispositivos então já deves ter recibo, ou estarás prestes a receber, a notificação que te avisará da chegada de uma atualização, um update crucial que deverás descarregar de imediato!

Sabe sobre preços e envios aqui

Trata-se de um novo firmware (software de sistema) que já traz o pacote de segurança de setembro para além de incluir também a proteção e correção contra o vetor de ataque BlueBorne, cujos riscos e modus operandiaqui abordamos, na 4gnews.

O vetor de ataque (vulnerabilidade) BlueBorne permite aos hackers ganhar controlo total de virtualmente qualquer dispositivo que possua a conectividade Bluetooth ativa. Esta vulnerabilidade afeta ainda os dispositivos Windows, Linux e até algumas versões do iOS.

Os hackers não precisam que aceites o pedido de emparelhamento de dispositivo nem tão pouco que este esteja no “Modo Visível”. Aliás, o utilizador nem se aperceberá de que o seu dispositivo está a ser atacado até que seja demasiado tarde.

Android One, agora mais seguro no Xiaomi Mi A1

O pacote de segurança de setembro é fornecido diretamente pela Google para todos os seus dispositivos e chegará em primeiro lugar aos que utilizarem a plataforma Android One.

Este novo firmare vem corrigir cerca de 80 ameaças detectadas, desde pequenas vulnerabilidade até grandes ameaças como este BlueBorne que tem causado o pânico entre várias construtoras e desenvolvedores de software independentes.

Uma das vantagens de utilizar o Android One fornecido diretamente pela Google é efectivamente a chegada de atualizações mais rápidas e concebidas pela gigante tecnológica para otimizar toda a tua experiência de atualização.

Esta atualização de segurança é de extrema importância e pesa cerca de 1GB (1059mb) para o Xiaomi Mi A1. Para que tudo fique instalado sem problemas lembra-te de carregar o teu smartphone com pelo menos 50% de bateria disponível e conecta-te a uma rede sem-fios (wi-fi) a menos que estejas disposto a esgotar o teu pacote de dados.

Se ainda não recebeste a notificação de atualização disponível para o teu Xiaomi Mi A1 então vai a Definições - Acerca do Dispositivo - Atualizações de Software. A atualização deverá aparecer automaticamente, tal como o seu download que deverá demorar entre 10 a 15 minutos consoante a qualidade da tua ligação de rede.

Para mais informações sobre tudo o que é tecnologia falada em português segue a 4gnews. Acompanha-nos no YouTube onde terás também as nossas LiveCasts e os nossos PodCasts semanais.

E tu, já tens ou pensas adquiri um destes smartphones da Xiaomi, agora sem a MIUI mas com o Android puro fornecido directamente pela Google?

Outros assuntos relevantes:

Lisboa vai ser a capital da tecnologia durante 3 dias

Nova transformação de Goku será a mais épica de todo o “Dragon Ball”

Opinião: Apple iPhone 7 nunca mais foi o mesmo com o iOS 11

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.