Google lança nova aplicação para os smartwatches com 'Wear OS'

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

Por muito que goste do "Wear OS", antigamente conhecido com Android Wear, temos de admitir que o sistema tem muito a melhorar. A Google foi uma das primeiras a trazer um sistema operativo a olhar para os wearables, contudo, aos poucos foi abandonando a ideia.

Rumores que a marca americana poderá trazer um relógio "Pixel" já em novembro, voltaram a dar um pouco mais de popularidade ao sistema que poucos acreditavam. Embora o Wear OS seja livre e com possível conexão com Android e iOS, o sistema está longe de ter a qualidade do WatchOS da Apple.

Vê ainda: OnePlus 6. Faltam exatamente 2 dias até à sua apresentação em Londres

O WatchOS começou mal a sua caminhada. O sistema operativo no relógio era lento, tinha bugs até dizer chega e era um pesadelo utilizar. Porém, aos pouco foi mudando. Estou a usar WatchOS já há quase 6 meses e tenho de admitir que funciona impressionantemente bem.

Nunca tive crashes, é rápido, eficiente e acima de tudo dá-me uma excelente interação com o iPhone. É aqui que o Android Wear, ou WearOS tem de melhorar.

Google precisa de melhorar seriamente o Wear OS

A nova aplicação da Google que já pode ser baixada na Google Play Store promete dar a todos os utilizadores WearOS a possibilidade de responder de forma rápida e organizar de forma mais simples as suas chamadas efetuadas e perdidas.

Mas não deveria isso ser integrado diretamente no WearOS? É aqui que a Google está seriamente a falhar na minha perspectiva.

É provável que esta seja uma forma de dar aos utilizadores a funcionalidade e num futuro já tudo venha instalado. Contudo, aquilo que sinto é que a Google anda perdida no meio dos wearables. Parecem baratas tontas a tentar perceber como é que vão meter funcionalidades num relógio.

Amigos... Não precisam! O relógio serve para notificações e funcionalidades básicas! Querem jogar o Angry Birds ou trabalhar numa folha Excel que o façam no smartphone!

Se tens um smartwatch com WearOS não dá uma tentativa à aplicação. Parece que finalmente a Google descobriu como gerenciar chamadas num ecrã de 1.5" polegadas.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Nokia X6. Por pouco mais de 200€, este será um preço super competitivo

OnePlus 6 revela todas as suas capas, acessórios e respetivos preços

Xiaomi: Podes esperar melhores câmaras nos smartphones da marca

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.