Com a chegada do verão, chega a época das férias e das viagens para fora.
Tendo isto em conta, a Google desenvolveu, para uma das suas aplicações, uma funcionalidade que vai agradar àqueles que gostam de planear o seu repouso com estadia em hotel.
Identificado originalmente pelo fórum 9to5Google, a empresa americana está a preparar uma atualização em que a Google Wallet será capaz de ler, guardar e utilizar chaves de hotel, através do sensor NFC do dispositivo utilizado.
Uma funcionalidade que nos lembra que estamos a viver no futuro
Adicionar uma chave de hotel ao Google Wallet funcionará de forma semelhante a adicionar um cartão de crédito ou débito - Visita-se o site ou app do hotel aderente e clica-se no botão "Adicionar ao Google Wallet".
A partir daí, será possível entrar no quarto correspondente à chave para a duração completa da estadia utilizando apenas um dispositivo móvel, removendo a necessidade de transportar e guardar cartões.
A utilização do telemóvel para abrir as portas também será bastante simples: basta desbloquear o dispositivo, sem esquecer que este necessita de ter tecnologia NFC, e encostá-lo ao sensor da porta.
Alguns modelos não irão necessitar do desbloqueio inicial para abrir a porta, no entanto, a Google ainda não partilhou mais detalhes sobre este aspeto.
Um lançamento com implantação lenta
Apesar desta ideia futurista de utilizar o telemóvel para desbloquear portas soar conveniente, ainda há um ligeiro problema em questão:
O Google Wallet não é automaticamente compatível com todos os sistemas de cartões de hotel que existem, pelo que as cadeias terão de desenvolver o seu suporte para a aplicação.
O primeiro hotel a integrar esta tecnologia foi o Clarion Hotel Post, em Gotemburgo, Suécia. Ainda assim, não existem muitos hotéis que beneficiem desta funcionalidade.
No entanto, espera-se que a Google trabalhe proximamente com as cadeias de hotéis mais famosas nos próximos tempos, para que esta novidade se torne norma o mais rápido possível.