Tens um smartphone Android particularmente velho e continuas a confiar na Google Wallet para pagamentos contactless? A partir de junho, vais ter de considerar atualizar o teu dispositivo.
O site 9to5Google encontrou uma página de suporte oficial que revela que a Carteira Google exigirá a versão Android 9 Pie (ou superior) para funcionar em smartphones. Além disso, a utilização da Carteira em relógios inteligentes passa a requerer o Wear OS 2.x ou superior. Este novo requisito entra em vigor a partir de 10 de junho de 2024.
"Para garantir a proteção dos recursos da Carteira do Google, como pagamentos por aproximação, precisamos enviar atualizações de segurança ao seu dispositivo. Porém, não é possível fazer isso para as versões do Android anteriores à 9", explicou a Google na sua página. Anteriormente, o requisito mínimo para a Carteira Google era o Android 7.0 Nougat, lançado em 2016.
Android 9 Pie foi lançado em 2018
O novo requisito não é particularmente exigente. O Android 9 Pie foi lançado em 2018. Smartphones como o Samsung Galaxy S8 e Note 8, a linha Huawei P10 e a série original Google Pixel receberam atualizações para o Pie. Podes continuar a utilizar um destes telemóveis se ainda não estiveres preparado para a mudança.
É importante realçar que existem muitos relógios antigos que ainda funcionam com o Wear OS 2. Pelo que não precisas de atualizar para um smartwatch com Wear OS 3.0 ou 4.0, se estiveres satisfeito com o teu dispositivo atual.
A Google Wallet é a solução de pagamentos proprietária da Google para dispositivos Android. Esta permite efetuar transações através de NFC e guardar passes e bilhetes. Mas se tens um smartwatch anterior ao Wear OS 2 e um smartphone anterior ao Android 9 e usas esta função, está na hora de fazer o upgrade para um dispositivo mais recente.