O Google Wallet é, sem dúvidas, uma das carteiras digitais mais populares do mundo. A Google, que parece não querer perder terreno para rivais como o Apple Wallet, tem vindo, nos últimos tempos, a adicionar diversas funcionalidades muito interessantes.
Para além de ser compatível com quase todos os dispositivos Android com NFC o que permite efetuar pagamentos rápidos e seguros via contactless, permite ainda armazenar uma enorme variedade de documentos e cartões, nomeadamente chaves, cartões multibanco ou cartões de embarque. Assume-se cada vez mais, muito mais do que uma simples ferramenta pagamento.
No entanto, quem tem um smartphone Galaxy acaba frequentemente a questionar-se qual a mais a app mais indicada: Samsung Wallet ou Google Wallet?
As diferenças
A verdade é que Samsung adota uma estratégia mais discreta, mas continua a melhorar a sua carteira digital. O Samsung Wallet destaca-se pela consistência: funciona da mesma forma em todos os países onde está disponível, sem depender de aplicações adicionais, ao contrário do rival da Google.
Uma das maiores vantagens é o suporte para pagamentos peer-to-peer (P2P), algo que o Google deixou de oferecer em junho de 2024. Com o recurso Tap to Transfer, os utilizadores podem enviar e receber dinheiro por aproximação, mesmo que o destinatário não utilize o Samsung Wallet. Esta funcionalidade é, sem sombra de dúvidas, muito valiosa e que dá um toque de qualidade à app.
Além disso, a carteira da Samsung integra-se perfeitamente no ecossistema Galaxy. Pode ser usada não só no smartphone, mas também em smartwatches Galaxy Watch e até em veículos compatíveis, como Mercedes-Benz, Volvo e Polestar.
Por fim, o pagamento é super rápido, bastando deslizar o dedo no ecrã, e toda a interface foi otimizada para o hardware da marca.
Qual escolher? Em termos gerais, o Google Wallet oferece maior compatibilidade e mais funcionalidades adicionais, enquanto o Samsung Wallet proporciona uma experiência mais fluida, simples e integrada para quem tem dispositivos Galaxy. Ambos são completamente seguros e continuam a evoluir com atualizações frequentes.
Posto isto, a decisão sobre qual a melhor depende muito da utilização que cada utilizador pretende. Se o objetivo passar por uma maior abrangência de ferramentas, então a escolha deve recair no Google Wallet. Já para quem valoriza integração, simplicidade e transferências diretas, então o Samsung Wallet é uma opção mais prática.
