Google VS Apple: 5 razões para o Android 15 ser melhor que o iOS 18

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Google e Apple estão a caminhar lado a lado com os seus novos sistemas operativos Android 15 e iOS 18, respetivamente. A Apple acrescentou suporte RCS enquanto a Google dispõe agora de arquivo de apps.

Mas apesar de algumas semelhanças, o Android 15 chega com vantagens sobre o iOS 18. Mais propriamente 5 vantagens e neste artigo mostramos-te quais são.

1. Experiência melhor do Circle to Search

Imagem dos recursos de segurança do Android 15
Crédito@Google

Ainda que o recurso Circle to Search esteja disponível no iOS através da app Google, a experiência da funcionalidade com o Android 15 supera tudo e todos.

Agora, os utilizadores até podem identificar músicas com este recurso e de uma forma bastante rápida. Tal não acontece com o modo em ambiente iOS e a Apple também não fornece um recurso semelhante que possa aproximar-se desta forma de pesquisa fácil, rápida e cómoda.

2. Ocultar apps

Com o Android 15 é possível escolher uma aplicação específica para fazer gravações de ecrã, ocultando as restantes. Este é um recurso especialmente útil ao evitar partilhas indesejadas com outros contactos.

Mas atenção, o iOS 18 também tem capacidade para ocultar aplicações e garantir que o utilizador tem a sua privacidade devidamente resguardada.

3. Duplas de apps para produtividade

Com o Android 15, o utilizador pode criar duplas de apps para aumentar a sua produtividade. Depois de criar estes “casais”, basta tocar no ícone para que as duas aplicações abram em conjunto e em ecrã dividido.

Este recurso funciona especialmente bem em tablets e ecrãs de smartphones dobráveis e com utilizadores que dão prioridade à multitarefa.

O iOS 18 não conta com suporte para ecrã dividido ou capacidade para “casar” aplicações. Neste ponto específico, a Google está a anos-luz da sua rival Apple.

4. Barra de tarefas

Numa clara tendência para melhorar a experiência de utilização do Android 15 em smartphones dobráveis e tablets, a Google fez mais uma adição muito bem-vinda.

Agora, ao deslizar o ecrã de baixo para cima, surge a barra de tarefas, na qual é possível colocar as apps mais usadas para início e visualização mais rápidos das mesmas.

Ainda que o iPadOS tenha recursos semelhantes, a Apple não acrescentou novos recursos para facilitar a multitarefa aos utilizadores.

5. Mais proteção e segurança para os dispositivos

Ainda que a Apple seja conhecida por apostar na segurança e privacidade dos seus utilizadores, desta vez a Google colocou a fasquia alta. Com o Android 15, chegam três novas ferramentas que protegem os dados dos dispositivos, em caso de roubo. A saber: Theft Detection Lock, Remote Lock e Offline Device Lock.

O primeiro recorre a Inteligência Artificial, Machine Learning e sensores de movimento para detetar quando alguém rouba o dispositivo, bloqueando-o de imediato.

Já o Remote Lock permite bloquear o dispositivo Android remotamente através do site android.com/lock, apenas sendo necessário inserir o número de telefone. Recorde-se que o recurso Find My da Apple exige que os utilizadores façam login na iCloud e executem m processo de autenticação de dois fatores.

Por último, o Offline Device Lock permite bloquear o dispositivo quando este fica offline, mesmo que o Wi-Fi esteja desligado. Esta opção é especialmente útil em caso de roubo, uma vez que este padrão de comunicação sem fios costuma ser desativado para impedir bloqueios remotos.

Mas o melhor de tudo é que, se por acaso, algum destes três recursos for ativado acidentalmente, basta colocar o PIN para que tudo volte à normalidade.

A Google apostou em força nos recursos para melhorar a multitarefa, segurança e privacidade do seu mais recente sistema operativo, mostrando à Apple que está à altura do desafio.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt