Google vai trazer uma das funcionalidades prometidas para o Android 11

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de ter sido lançado o Android 10 no ano passado, muitos utilizadores realçaram a ausência de uma funcionalidade bastante útil, as capturas de ecrã "alongadas" ou de ecrã inteiro. Em vez de adicionarem essa funcionalidade numa das suas atualizações, a Google prometeu aos utilizadores que iria introduzir essa funcionalidade no Android 11.

Agora que foi lançada a primeira Developer Preview do Android 11, a equipa do site XDA Developers está a "todo o gás" a investigar todas as novidades que já estão presentes. Curiosamente, apesar de não estar confirmada ainda a sua presença, conseguiram encontrar uma pequena pista que aponta para este tipo avançado de capturas de ecrã.

Funcionalidade ainda não está funcional, mas o "prometido é devido"

O XDA Developers conseguiu ativar esta funcionalidade através do código da Developer Preview do Android 11, mas apenas a sua interface está numa fase funcional. Apesar das alterações de visual serem visíveis, o novo botão não tem ainda nenhuma ação associada.

Como se pode ver na imagem publicada, quando realizas uma captura de ecrã, vais passar a ver um terceiro botão "Extend" que deverá dar início à captura vertical de todo o conteúdo presente na página aberta.

No ano passado, a promessa da chegada esta funcionalidade no Android 11 foi feita por Dave Burke, que obviamente foi já questionado sobre a primeira Developer Preview. Em resposta numa publicação do Twitter, Burke garantiu a um utilizador que a funcionalidade será adicionada em breve e que "Cumpre sempre as suas promessas".

Samsung, OnePlus e Huawei já há muito que oferecem esta ferramenta

Esta é mais uma daquelas situações difícil de explicar, sendo uma funcionalidade que não parece muito difícil de implementar e é extremamente pedida, não se percebe o porquê da Google demorar tanto tempo para a tornar nativa do Android.

É fácil perceber que esta é uma funcionalidade muito desejada pelos utilizadores, sendo muito utilizada tanto em smartphones da Samsung, como OnePlus e Huawei. Estas três fabricantes já implementaram uma ferramenta para realizar capturas de ecrã inteiro nas suas interfaces há bastante tempo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Play: em breve a tua localização estará bem mais segura no Android!
  • Android 11 vai trazer funcionalidade que a One UI da Samsung já tem há anos!
  • Google Play Store: jogar jogos antes de serem transferidos pode ser uma realidade
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.