Google vai trazer funcionalidade de partilha parecida com o AirDrop para o Android

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

A Google já revelou há algum tempo que com a chegada do Android Q, iria fazer desaparecer a funcionalidade Android Beam. Esta era uma funcionalidade de partilha entre smartphones Android que tirava proveito das capacidades NFC dos dispositivos. Ainda que muito mais lenta do que seria desejado, conseguiu conquistar muitos fãs.

No entanto, há muito tempo que os utilizadores do Android desejam receber uma funcionalidade semelhante ao Apple AirDrop, e parece que é isso mesmo que irá acontecer em breve. A funcionalidade vai chamar-se Fast Share, e permitirá a partilha rápida de múltiplos ficheiros entre smartphones Android.

Como funciona esta nova funcionalidade de partilha no Android

Graças aos testes realizados pelo XDA Developers, ficámos a saber de forma bastante detalhada como irá funcionar esta nova ferramenta. A Fast Share, vai-te permitir partilhar ficheiros com dispositivos que estejam perto, mesmo sem ligação à internet.

Em vez de utilizar NFC para realizar a ligação e transferência de ficheiros entre smartphones, a nova funcionalidade irá funcionar de uma forma muito mais interessante.

Primeiramente, utiliza Bluetooth para realizar a ligação entre os dois dispositivos. Uma vez realizada a ligação, utiliza a tecnologia WiFi Direct para realizar a transferência de ficheiros.

Desta forma, permite a transferência de múltiplos ficheiros, assim como atingir velocidades de muitos mais altas.

Fast Share vai permitir partilhas entre diversas plataformas

Ao contrário do que acontece com o Android Beam, que apenas permitia partilhar ficheiros entre dois smartphones Android, tudo indica que isso não irá acontecer com o Fast Share.

Assim como podemos ver nas capturas de ecrã publicadas pelo XDA Developers, existem indicações de que esta funcionalidade irá permitir a partilha para Chromebooks, iPhones e smartwatches. Será então possível que a nova funcionalidade da Google seja compatível com dispositivos com o Chrome OS, iOS e também Wear OS.

Ao que tudo indica, esta será uma verdadeira rival do Apple AirDrop, ainda que não se saiba ao certo quando poderá ser disponibilizada para os smartphones Android.

Editores 4gnews recomendam:

  • PUBG irá receber um novo modo de história
  • Google está a testar filtros tipo Snapchat nas Mensagens Android
  • Xiaomi CC9 vão chegar com nova versão dos Mimoji (vídeo)
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.