Google vai enviar mais uma rede social para o seu cemitério digital!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Ao longo dos anos a Google destacou-se não só pelas fantásticas ferramentas e inovações que trouxe para os seus milhões de utilizadores. Além disso, ficou também conhecida por ser uma das empresas que mais projetos "destrói", enviando-os para o seu já reconhecido cemitério digital.

O próximo projeto a ganhar uma transferência permanente para o dito cemitério é o Google Shoelace. Esta rede social entrou em fase experimental a meio do ano passado, tendo como principal objetivo ajudar os utilizadores a encontrarem-se na vida real. Mas, acabou por não demorar muito tempo para se tornar óbvio qual seria o destino deste projeto.

Google Shoelace foi um conceito interessante que foi implementado da forma errada

Desde o início da fase de testes foi fácil perceber que dificilmente esta rede social iria ter "pernas para andar", tendo sido lançada apenas em dispositivos iOS e limitada à cidade de Nova Iorque nos Estados Unidos. Seria de esperar que passado algum tempo acabasse por ser lançada também para Android e outras cidades, mas isso nunca aconteceu.

Durante o seu curto período experimental, a Google tentou direcionar esta rede social para utilizadores que estivessem à procura de atividades em grupo com pessoas que vivessem na sua área e partilhassem os mesmos interesses. Claramente, existem já mais do que suficientes ferramentas para encontrar ou planear atividades com "estranhos".

O desenvolvimento e teste da Google Shoelace estava à responsabilidade da Area 120, uma empresa que habitualmente trabalha no desenvolvimento de aplicações experimentais para a Google.

Curiosamente, através de um documento oficial, a Area 120 informa que um dos motivos para o encerramento do projeto é o impacto negativo da pandemia do COVID-19. No entanto, esta parece ser uma desculpa esfarrapada, pois já tinha ficado claro que esta rede social dificilmente iria expandir-se para outras regiões.

No comunicado, informam que o serviço irá encerrar no dia 12 de maio e que todas as contas serão eliminadas nesse dia. Caso os utilizadores pretendam exportar as informações pessoais presentes nos servidores da Google Shoelace, podem preenhcer um formulário para exportar estas informações.

Aproveita para vê alguns dos melhores comandos que podes usar com a Assistente Google em português de Portugal.

Editores 4gnews recomendam:

  • Novo Chromecast Ultra terá direito a um acessório há muito pedido pelos utilizadores
  • Google Meet recebe uma das mais populares funcionalidades do Google Duo!
  • Google Pixel Buds 2 foram finalmente lançados. Os AirPods têm um novo concorrente
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.