Google vai deixar-te controlar melhor a tua privacidade

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

A Google introduziu finalmente uma opção que te dá a possibilidade de apagar automaticamente todo o teu historial de localização e atividade na Web. Esta é uma funcionalidade que chega com o objetivo de colocar nas mãos dos utilizadores mais ferramentas para que possam controlar a forma como os seus dados são utilizados.

A empresa de Mountain View tem um vasto portefólio de aplicações e serviços que colocam à disposição dos utilizadores informações extremamente úteis para o seu dia a dia. No entanto, para que estes consigam fornecer informações pertinentes, precisam de analisar as informações sobre os seus hábitos.

Por isso mesmo, a grande maioria dos serviços e Apps da Google estão constantemente a recolher informação sobre as tuas atividades e localização.

Privacidade continua a ser uma das prioridades da Google

Assim como foi referido na publicação no seu blog oficial, a Google volta a relembrar que uma das suas grandes prioridades continua a ser a segurança e privacidade das informações dos seus utilizadores. Por isso, continuam a dar prioridade às funcionalidades mais pedidas. De forma a manter os seus serviços de acordo com as necessidades dos utilizadores.

Até agora, era oferecida a possibilidade de ligar/desligar a recolha de informações para melhoria dos serviços da empresa. No entanto, no que respeita à eliminação de informações de pesquisa e localização, tinha de ser feita de forma manual. Ainda que esta opção esteja disponível há bastante tempo, não é tão fácil de aceder como seria desejado.

Quando vais poder ativar a eliminação automática?

A Google anunciou esta nova implementação no dia 1 de maio. No entanto, ainda não consegui ter acesso a esta opção em nenhum dos meus smartphones. Por isso, é provável que a sua disponibilização esteja a ser feita de forma faseada e demore alguns dias até chegar a todos os utilizadores.

Assim que tiveres acesso à nova opção para eliminação automática dos teus dados privados, vais poder escolher entre 3 e 18 meses. Desta forma, todas as informações recolhidas que sejam mais antigas que o período selecionado, serão apagadas de forma automática.

Editores 4gnews recomendam:

  • Finalmente podes ter widgets no teu smartwatch com Wear OS
  • Facebook começa a receber uma grande mudança de design
  • Drone é utilizado pela primeira vez no transporte de um órgão para transplante (vídeo)
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.