Google vai atualizar o Street View do Google Maps em Portugal

Rui Bacelar
Comentar

Até junho de 2021, não se admirem com os carros do Street View a percorrer o territorio nacional. A Google deu a saber que vai atualizar, em massa, os seus mapas e reforçar o Street View, um dos destaques e vantagens do Google Maps.

Através de comunicado à imprensa, a Google deu a saber que vai continuar a recolher novas imagens para a funcionalidade Street View em Portugal. Isto de modo a manter atualizado o seu serviço Google Maps com imagens que ilustrem a realidade.

Atenção aos "Google Cars" nas estradas de Portugal

Google Car Google Maps
Viatura tipicamente empregue pela Google para o serviço Street View.

Em curso até junho de 2021, a Google irá proceder à recolha de imagens de 360º em múltiplas cidades e estradas portuguesas de Portugal Continental bem como nos arquipélagos dos Açores e Madeira. A gigante das pesquisas quer renovar imagens já preexistentes e fotografar regiões ou locais turísticos ainda não abrangidos em recolhas anteriores.

O Street View é uma das vantagens do Google Maps

The Street View car is now in your hands. With the updated Street View app for @Android you can collect and publish your own connected imagery to @GoogleMaps and show the world your world. https://t.co/X5BHCeYyzu pic.twitter.com/1YSogpOXvC

— Google (@Google) 3 de dezembro de 2020

O Street View é uma funcionalidade muito popular no Google Maps que está disponível em mais de 80 países em todo o mundo. A função permite aos utilizadores explorarem e navegarem de forma virtual uma zona ou um bairro através de imagens panorâmicas ao nível da rua.

A mesma está ainda disponível no Google Earth e no Google Maps para Mobile. A atualização em Portugal será realizada com os carros do Street View. Note-se ainda que os utilizadores podem colaborar com a Google e ajudar a captar mais ângulos e paisagens.

Ao mesmo tempo que permite todos os utilizadores usar o Street View, a Google reforça o seu compromisso com a privacidade de quem usa os seus serviços. Antes da publicação das imagens, a Google desfoca as caras de pessoas e as matrículas de carros que possam aparecer nas imagens de modo a proteger a privacidade das mesmas.

Reforço de privacidade num dos melhores serviços Google

Aliás, mesmo após a publicação das imagens, qualquer utilizador, através da opção "comunicar um problema" que aparece no canto inferior de cada imagem, pode solicitar a remoção dessa imagem ou sinalizar algum problema.

A recolha de imagens irá decorrer até ao verão do próximo ano. A todos os interessados, é possível obter mais informação sobre o Street View e detalhes sobre os locais onde estão os carros da Google em cada momento poderão ser encontrados no website dedicado.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.