Prepara-te para encontrar um novo botão nos comandos dos futuros dispositivos com Google TV. A partir deste mês de abril de 2025, a Google passou a exigir que todos os novos aparelhos certificados com a sua plataforma incluam um botão físico dedicado, denominado como "Free TV" ou "Live TV".
A informação foi avançada num exclusivo do site Android Authority e posteriormente confirmada pela própria Google. O objetivo deste botão é dar-te acesso rápido aos canais de televisão gratuitos ou aos guias de programação disponíveis através do Google TV.

A plataforma Google TV já integra, há algum tempo, um separador "Live" que agrega mais de 150 canais gratuitos suportados por publicidade (canais FAST), pelo menos nos Estados Unidos. Lá estão canais como BBC Earth, Court TV ou Hell's Kitchen. Alguns dispositivos lançados no ano passado, como o Onn 4K Pro vendido pela Walmart nos EUA, já traziam um botão físico "Free TV" para aceder diretamente a esta secção.
Agora, essa passa a ser a norma para todos os novos produtos Google TV que cheguem ao mercado. A Google justifica a decisão com o "feedback esmagadoramente positivo" relativo aos canais gratuitos e a intenção de criar uma "experiência consistente com acesso rápido" para os utilizadores.
Botão terá outra função em Portugal
Um ponto importante desta informação, especialmente relevante para nós em Portugal, é o que acontece fora dos Estados Unidos, onde a oferta específica "Freeplay" da Google não está disponível. Se o botão fosse exclusivamente ligado a este serviço, seria inútil na maioria dos mercados.
No entanto, a Google esclareceu ao Android Authority que, nos países onde o Freeplay não opera, os fabricantes podem mapear este botão para abrir os guias de programação ao vivo (live guides) disponíveis na respetiva região. Isto significa que o botão não será necessariamente inútil por cá, podendo servir como atalho para outras funcionalidades relacionadas com TV ao vivo.
Apesar de tornar este botão obrigatório, a Google não definiu regras restritas sobre o seu aspeto ou localização. Não há indicações sobre tamanho, cor ou posição exata no comando. Além disso, os fabricantes (como a Sony, TCL, Hisense ou Xiaomi) mantêm a liberdade de personalizar o resto do design do comando, incluindo outros botões de atalho (como os habituais Netflix, YouTube, etc.).
Portanto, podes esperar continuar a ver comandos com designs variados entre as diferentes marcas, mas todos os novos modelos terão, a partir de agora, este botão "Free TV" ou "Live TV" em comum.