A funcionalidade de gravação de chamadas na aplicação Telefone dos smartphones Google Pixel (a partir do Pixel 6 e com Android 14) foi anunciada em setembro.
Porém, só agora começou finalmente a ser disponibilizada em novos países, dá conta o 9to5Google, . Portugal, felizmente, é um deles.
A gravação de chamadas pode ser particularmente útil em várias situações do dia a dia. Permite guardar informações importantes transmitidas por telemóvel, nomeadamente quando precisas de te lembrar de algum (ou alguns) dado(s) de determinada chamada ou simplesmente porque queres ter a conversa registada para usá-la como prova para algo.
Como ativar?
Depois de disponível no dispositivo, o utilizador deve aceder à aplicação Telefone e ir até Definições e clicar em Gravação de Chamadas.
Durante uma chamada, basta abrir o menu Assistente de Chamadas para iniciar a gravação. É possível ativar gravação automática para números desconhecidos ou definir contactos cujas chamadas serão sempre gravadas.
Além disso, antes do início da gravação, é emitida uma contagem decrescente acompanhada de uma mensagem de voz que informa todos os intervenientes de que a chamada está a ser gravada. O utilizador pode interromper o processo a qualquer momento ao tocar em "Parar".
As gravações ficam disponíveis no separador Início, identificadas com um ícone de microfone e com leitor integrado.
A Google permite configurar a eliminação automática das gravações ao fim de 7, 14 ou 30 dias, ou optar por mantê-las indefinidamente.