Numa altura em que o ChatGPT acaba de lançar o seu próprio tradutor, com ferramentas que impressionam, a Google está pronta a responder e apetrechar o Google Tradutor com novas funcionalidades baseadas em inteligência artificial.
A gigante da tecnologia prepara-se para introduzir uma opção há muito aguardada pelos utilizadores. Depois de ter lançado melhorias de tradução com tecnologia Gemini, a empresa está a desenvolver um sistema que permitirá escolher traduções alternativas para a mesma frase, em vez de apresentar apenas um único resultado.
A novidade foi detetada pelo site Android Authority após a análise da versão mais recente do Google Translate para Android. Assim sendo, o Google Tradutor deverá passar a incluir um botão denominado "Mostrar alternativas", que estará logo abaixo da tradução principal.
Google Tradutor passará a dar três versões
Ao selecionar essa opção, o utilizador terá acesso a três versões alternativas da mesma tradução, com pequenas variações de vocabulário ou estrutura frásica.
Atualmente, o serviço apresenta apenas um resultado, o que obriga a reformular o texto original sempre que a tradução não soa natural ou adequada ao contexto (quase sempre é apenas literal). A introdução desta novidade permite ter em conta situações em que o tom é determinante.
Apesar de ainda não existir uma data oficial de lançamento, tudo indica que esta será uma das atualizações mais relevantes do Google Tradutor nos últimos tempos.