Google Tradutor: câmara faz tradução instantânea em 60 novos idiomas

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A última versão da app do Google Tradutor traz muitas melhorias à tradução instantânea da câmara. Foi adicionado suporte para 60 novos idiomas, e graças ao Neural Machine Translation (tradução de inteligência artificial), a Google diz ter reduzido os erros de tradução em até 85 por cento.

Neste momento passa a ser possível traduzir num total de 88 línguas, somente apontando a câmara a um texto que desejas ver traduzido. E se antes a funcionalidade apenas permitia traduzir o texto original para Inglês, a câmara consegue agora traduzir texto em qualquer uma das 88 línguas suportadas (pela câmara) para as mais de 100 línguas disponíveis no Google Tradutor.

O português já fazia parte da lista, e agora passas ter novos idiomas como: grego, latim, persa, vietnamita, estónio ou árabe. Tal como já acontecia nas línguas anteriormente suportadas, será tão simples quanto apontar a câmara a um texto (como vês em cima), e traduzi-lo num dos novos idiomas suportados.

A Google também trabalhou a câmara do Tradutor no que toca à sua precisão. Os erros de tradução foram, segundo empresa, reduzidos em até 85 por cento. Isto deve-se à Neural Machine Translation. Este ‘palavrão’ em inglês simplifica-se dizendo que se trata de uma tecnologia de tradução com inteligência artificial.

Câmara vai identificar o idioma a traduzir automaticamente

De forma a facilitar o processo, usar a tradução da câmara também será mais fácil na nova versão. Tudo graças à melhoria de interface, e à possibilidade de esta detetar os idiomas de forma automática. Caso atives este ‘detetor’ automático, a câmara vai automaticamente identificar o idioma a ser traduzido.

Neste momento deves ter em conta que a atualização chegou apenas a 1 por cento dos utilizadores. Ainda não conseguimos testar as novas funcionalidades, mas dentro de algumas semanas a Google deve trazer as novidades para todos os utilizadores.

Conhece a lista completa de idiomas suportados pela câmara do Google Tradutor

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.