Google toma novas medidas em todos os smartphones para atualizações do Android

Filipe Alves
3 comentários

A Google começa a ficar farta que os fabricantes de smartphones Android falhem com as atualizações do sistema. Assim sendo, a empresa tomou medidas no Android 11 para que todos os fabricantes fiquem obrigados a cumprir.

De forma simples, a Google quer obrigar a todos os fabricantes a criar repartições no sistema de forma a empresa conseguir atualizar o sistema de forma simples e rápida para o utilizador.

Em que consistem as novas medidas da Google nos smartphones Android

Google planos atualizações Android smartphone

Por exemplo, quando recebes uma atualização de software, sabes que vais ter de ficar uns bons minutos sem o smartphone. Primeiramente descarregas a atualização e depois esperas (na melhor das hipóteses) 15 minutos para que o smartphone atualize.

Pois bem, a Google lançará uma obrigatoriedade a todos os fabricantes que lançarem smartphones com Android 11 que criem diferentes repartições do sistema para atualizações. Assim sendo, o smartphone vai atualizando o sistema e continuas a utilizar o telemóvel como se nada se tratasse.

Este tipo de formato de atualizações será deveras importante para updates dos patch de segurança. Atualizações estas que saem quase todos os meses e que muitos dos fabricantes Android tendem a ignorar.

Google está farta de um sistema fragmentado

O sistema Android é fantástico, contudo, as fabricantes sujam o bom nome do sistema com a falta de atualizações de software. Isto significa que utilizadores sem atualizações são mais expostos a malwares e problemas que aqueles que tem o equipamento atualizado.

A fragmentação do sistema Android continua a ser um grave problema. Principalmente quando olhamos para o seu único concorrente, o iOS da Apple.

Porém, temos de perceber que o sistema fechado da Apple é muito mais simples de domar que o sistema Android, onde qualquer fabricante o pode utilizar sem grandes problemas por ser "Open Source".

Todavia, está na hora da Google meter alguma ordem e parece que tudo começará com o Android 11. Finalmente!

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.