smartphone_,login

Hoje em dia o acesso à internet está muito mais facilitado do que há uma década. Como tal, todos utilizamos cada vez mais este mundo virtual e fazemos já muitas operações importantes, com dados importantes, através da web.

Nesse sentido, novas formas de autenticação têm vindo a ser desenvolvidas, em que o principal objetivo é aumentar a segurança dos utilizadores. Uma nova forma de autenticação parece estar prestes a nascer, pelas mãos da Google, em que apenas necessitas do teu smartphone para tal.

   

Dito desta forma pode parecer um pouco estranho, mas passo já a explicar como tudo funciona. Segundo o utilizador rpl1226 do Reddit, este é um sistema que funciona através da Google Cloud Messaging, funcionando à base de permissões. Depois de concedida a devida autorização ao teu smartphone, sempre que tentares aceder aceder à tua conta Google em qualquer equipamento, serás questionado se de facto pretendes aceder à tua conta.

smartphone_,login2

Basicamente foi esta a revelação e sim, não parece ser tão seguro quanto seria desejável. Por isso mesmo a Google recomenda a que utilizes um padrão de segurança ou de preferência a autenticação biométrica, mas aí estás limitado aos recursos do teu smartphone. Em todo o caso poderás sempre recorrer à tradicional autenticação por password.

Aparentemente um restrito grupo de pessoas teve, para já, acesso a esta nova funcionalidade ainda em fase de desenvolvimento. Tal como foi agora apresentada, não é nada de novo. Questiono-me sobre nível de segurança… eu não me veria a utilizar. Contudo este poderá ser o primeiro passo para algo melhor conseguido, mas isso só o futuro o dirá.

Talvez queiras ver:

😉

Viaengadget
Fontereddit
O gosto por tecnologia foi algo que esteve sempre dentro de mim. Com o crescer do mercado dos smartphones, também o meu entusiasmo com os mesmos aumentou. Já nos tempos livres, as séries são o meu principal mata-tempo.