
Nas últimas horas, ficamos a conhecer uma nova experimentação da Google, que poderá redefinir o que é o verdadeiro potencial de um motor de busca. Chama-se “Disco” e, no vídeo em baixo, podes ver a sua possível utilidade.
No fundo, o “Disco” poderia tornar as tuas tabs de pesquisa normais do Google em apps personalizadas, com o apoio da Inteligência Artificial (IA). O projeto foi desenvolvido pelo Google Labs, sendo que o grande destaque aqui é mesmo o GenTabs (via Android Atuhority).
Como funcionaria o GenTabs?
O GenTabs é criado com o modelo Google Gemini 3 e, basicamente, monitoriza as tarefas em que estás a trabalhar. Depois, entende aquilo que estás a procurar saber e cria mini-aplicações instantâneas, que te ajudam a concluir a tarefa mais rapidamente.
Desta maneira, em vez de teres de alternar de tab em tab, tens tudo a acontecer ao mesmo tempo, à tua frente. O que o utilizador tem de fazer é apenas descrever aquilo que está à procura de encontrar.
Voltando novamente ao vídeo em cima, vemos que o utilizador diz que quer fazer uma viagem de Boston até Burlington. Depois de pedir recomendações do que fazer, o “Disco” sugere criar um mapa interativo segmentado por tipos de atividades a fazer.
No espaço de poucos segundos, vemos categorias como “ski no gelo”, “mercados ao ar livre”, “espetáculos de luzes” e não só. Naturalmente, o utilizador pode sempre ajustar em função do que procura.
Um recurso com potencial… mas ainda em teste
É inegável o potencial deste novo recurso, principalmente para os menos organizados nas suas pesquisas. Este “tudo em 1” compila o mais importante, o que pode naturalmente ser uma boa ajuda. Por enquanto, os testes estão limitados a alguns utilizadores de macOS.
Ainda não sabemos se será implementado globalmente e, se sim, quando.