Google testa botão de 'play' na barra de ferramentas do Chrome

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Google prepara-se para adicionar em breve um botão de ‘play’ (iniciar) no Chrome. O botão vai estar presente na barra de ferramentas, de forma a que os utilizadores possam ‘iniciar’ ou ‘pausar’ música e vídeo que esteja a dar dar numa janela.

Esta funcionalidade chama-se ‘Global Media Controls’, e está a ser testada no Google Chrome Canary (browser de testes do Chrome). Como vemos na imagem, quando é ativada, a nova funcionalidade permite gerenciar o que está tocar, sem precisares de estar nessa janela.

Como experimentar a funcionalidade

  • Em primeiro lugar, tens de instalar o Google Chrome Canary, em macOS ou Windows;
  • Depois de instalado, colas este link - chrome://flags/ - que te vai levar para a página de experiências;
  • Pesquisas por “Global Media Controls”;
  • Assim que o resultado aparecer, basta clicares em ‘enable’ (ativar);
  • Reinicias o browser, e vais ficar com o botão disponível à direita do campo do URL;
  • Para testar, basta ires a um site como o Youtube.

Sempre que oiças uma música ou um vídeo, vais poder usar a nova funcionalidade mesmo quando estiveres noutra página. Poderás mudar de vídeo, pausar ou iniciar novamente o conteúdo.

A nova funcionalidade vai trabalhar com os sites principais de conteúdo multimédia. No meu teste funcionou sem problemas com Youtube, Spotify ou Soundcloud. Se por acaso tiveres mais que uma página a dar conteúdo, este vai privilegiar o original.

Neste momento a Google ainda não revelou quando a funcionalidade ficará disponível no Chrome “principal”. Mas esperamos que tal aconteça em breve, já que é algo bastante interessante, e que vai acelerar a forma como podemos assistir a conteúdo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Chrome vai bloquear ‘anúncios pesados’ automaticamente no futuro
  • Google Chrome simplifica pagamentos online. Eis o que muda
  • Google Fotos vai deixar-te organizar ainda melhor as tuas fotos. Descobre como
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.