Google testa botão de ‘Pesquisa’ que substitui a ‘lupa’

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

O Google.com está a testar um botão de ‘Pesquisa’ que pode substituir a ícone da ‘lupa’, no lado direito do campo de pesquisa. A grande tendência tem sido a Google substituir elementos de texto por ícones, mas neste caso é feito o caminho contrário.

A ideia é reduzir a possível confusão dos utilizadores e ser ainda mais explícito sobre a ação que o respetivo ícone faz. A palavra “pesquisa” (search) em letras azuis ocupará mais espaço que a lupa, o que ajuda o utilizador na hora de fazer o clique.

À primeira vista parece um contrassenso ter mais texto do lado direito, mas a verdade é que desta forma fica mais visível ao olhar. Embora os resultados possam ser vistos com um simples toque no “enter” do teclado, muitos utilizadores continuam a clicar no seu rato ou teclado.

Ícone do microfone diminui o destaque da lupa

A verdade é que se olharmos com atenção para o antes e o depois, o ícone do microfone, de certa forma, diminui o destaque normal que o ícone de pesquisa (lupa) deveria ter.

Algo que também foi adicionado foi a lupa em todos os filtros de pesquisa. Este tipo de botão é um dos testes que a Google faz antes de lançar uma funcionalidade globalmente. No entanto, ainda não está disponível na minha pesquisa à data de escrita do artigo.

A ideia geral com que se fica é que a mudança é francamente positiva. O ícone não dá destaque suficiente a algo que os utilizadores usam, e algo que ocupa mais espaço e que diz exatamente o que faz, será certamente mais “amigo do utilizador”.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google explica como criou o Dark Mode no Fotos, Calendário e Notícias
  • Patente da Google mostra revolucionário smartphone dobrável!
  • Google facilita partilha de GIFs através da Pesquisa
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.