Google terá alegadamente cancelado o seu Project Ara

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

O Project Ara é aquela promessa por parte da Google em entregar ao mercado o primeiro smartphone verdadeiramente modular, que teima em tornar-se uma realidade. A primeira vez que ouvimos falar deste projeto remonta já há alguns anos de distância, anos esses marcados por avanços e recuos nesta tecnologia.

Vê também: Google deixará Nexus para apresentar Pixel e Pixel XL em outubro?

Depois da Google I/O deste ano, tudo parecia bem encaminhado para que o primeiro equipamento nascido deste promissor projeto chegasse ainda este ano. Na altura, a Google prometeu disponibilizar as primeiras unidades de testes aos desenvolvedores neste outono, mas segundo as informações de hoje nada disso se virá a confirmar.

De acordo com os rumores surgidos hoje, a Google terá cancelado a sua investida em lançar o seu smartphone ao abrigo do Project Ara. Esta acaba por ser uma notícia triste para a comunidade tecnológica, que vinha desde há muitos anos a sonhar com um equipamento que pudesse ser montado de acordo com as preferências de cada um.

Não obstante, a mesma fonte diz ainda que este projeto poderá não estar definitivamente morto. Recordam-se de, em maio, ter sido dito que o Project Ara viesse a ser alargado a outro tipo de equipamentos? Pois bem, é agora também dito que a Google poderá continuar a trabalhar com alguns dos seus parceiros de hardware para trazer, ainda assim, parte do Project Ara à vida.

Isto significaria que a Google iria licenciar esta sua tecnologia modular a empresas terceiras, por forma a que estas trouxessem ao mercado dispositivos baseados na mesma. Contudo, sem um ponto de referência por parte da Google sobre como deverá ser construído um destes dispositivos, será bastante difícil algum dia vermos algo baseado no Project Ara chegar até nós.

Este era um projeto com uma enorme dose de potencialidade, mas que por via de vários fatores teimava em não chegar ao mercado. Por isso mesmo, este era já um desfecho que parecia cada vez mais inevitável.

Talvez queiras ver:

  • Smartphone Nokia pode estar a poucos dias de ser apresentado
  • Sony Xperia XZ e Xperia X Compact: Novidades, Preços e Expectativas
  • Bateria do Moto Z Play é um dos maiores trunfos deste novo smartphone
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.