Google tenta esconder a fragmentação do Android porque os números assustam!

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 2 min.

A Google tentou esconder os números que nos revelam qual a cota de mercado de smartphones que usam determinada atualização do sistema Android porque os números continuam a ser uma desgraça.

Estes números eram públicos até há bem pouco tempo, contudo, a Google achou por bem esconder esta informação da maior parte dos utilizadores. Ainda assim, o pessoal do 9to5Google conseguiu lá chegar e mostra-nos que o problema da fragmentação ainda existe.

Cota do sistema Android por atualização no mercado

Atualização Cota de mercado Ano de lançamento
Ice Cream Sandwich 4.0 0.2% 2011
Jelly Bean 4.1 - 4.3 1.7% 2012
KitKat 4.4 4% 2013
Lollipop 5.0 - 5.1 9.2% 2014
Marshmallow 6.0 11.2% 2015
Nougat 7.0 - 7.1 12.9% 2016
Oreo 8.0 - 8.1 21.3% 2017
Pie - 9 31.3% 2018
Android 10 8.2% 2019

Olhando para estes números sabemos que as coisas não andam tão bem quanto seria de esperar. De todos os smartphones Android no mercado, existem mais equipamentos ativos com a atualização Lollipop, lançada em 2014, que o sistema Android 10 lançada a setembro do ano passado.

O sistemas mais utilizados neste momento são o Android Pie e Android Oreo com 31.3% e 21.3% respetivamente. Isto mostra-nos que os fabricantes pouco querem saber de atualizar o sistema operativo do seu equipamento.

Google tem pouca culpa neste problema

A Google pouca culpa tem nesta situação. Todos os anos temos uma atualização "grande" do sistema operativo e as alterações estão disponíveis para todos os fabricantes.

Infelizmente não há forma da Google obrigar os fabricantes a atualizar o sistema operativo visto que Android é um sistema Open Source. Ou seja, qualquer empresa pode utilizar sem pagar direitos por isso.

Os problemas de um sistema antigo no smartphone

O maior problema são as vulnerabilidades que sistemas antigos têm. As atualizações são importantes não só para teres as novidades e design mais recentes, mas também para teres mais segurança no teu smartphone.

Sempre que um sistema é lançado, existem malwares para cada um deles. Só há uma forma de os evitar, com atualizações de sistema que chegam para corrigir falhas. Se o fabricante não lança a atualização para os seus smartphones, os utilizadores continuarão em risco.

Quais os fabricantes que melhor atualização de software

Ao longo dos anos temos visto os fabricantes a trabalhar para atualizar o sistema operativo dos seus dispositivos de forma mais rápida. Temos de enaltecer alguns deles como por exemplo:

  • OnePlus
  • Xiaomi
  • Samsung
  • Nokia
  • Realme
  • Redmi
  • Huawei

Ainda que todos estes fabricantes estejam todos a fazer um bom trabalho, há fabricantes como a Nokia, OnePlus e Xiaomi que merecem um destaque ainda maior.

Editores 4gnews recomendam:

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.