Além dos novos Pixel 10 ou do Pixel Watch 4, a Google também apresentou esta semana um novo smartphone dobrável. Falo do Pixel 10 Pro Fold, um dobrável em estilo "livro" que, infelizmente, continua a não estar disponível em Portugal.
Mas se os dobráveis Flip, ou estilo concha, são mais apelativos para ti, então temos uma má notícia. A Google já confirmou que não irá lançar um smartphone deste género.
Google Pixel Flip não será lançado e a culpa é do vinco no ecrã
A revelação foi feita por Shakil Barkat, responsável pelo hardware na Google, em entrevista à Bloomberg. Neste contexto, o executivo descarta quaisquer planos para o lançamento de um smartphone dobrável em estilo concha.
A justificação que ele apresentou para esta decisão pode surpreender. Ele culpa o vinco que surge no meio do ecrã para o não investimento no desenvolvimento deste tipo de dobrável.
Barkat classifica este detalhe como "super doloroso" e admite que seria um problema que só pioraria com o passar do tempo. Apesar de mostrar confiança na eventual resolução deste contratempo, ele revela que para já isso é um sério entrave para a Google.
Por um lado até compreendemos que a Google considere que o vinco no ecrã é uma desvantagem, mas isso parece um contrassenso. Afinal, também o Pixel 10 Pro Fold apresenta o tal vinco no ecrã e isso não impediu a Google de o lançar.
Seja como for, as declarações deste executivo da Google revelam que este tipo de dobrável não faz parte dos planos da empresa. Pelo menos até ela descobrir uma solução para remover o vinco do ecrã.
Entretanto, outras marcas continuam a investir neste nicho de mercado, com especial destaque para marcas como a Samsung, Motorola, Xiaomi ou Honor. Enquanto a Google se mantém de fora, estas continuam a aprimorar a sua tecnologia e a conquistar os utilizadores.