A Google surpreendeu tudo e todos ao revelar através de uma publicação oficial no seu blog que, a partir de agora, os Android não terão nomes de sobremesas. Desta forma, vão acabar com uma tradição que durou uma década!
Além disso, revelaram também qual será a sua nova estratégia no que respeita ao nome do seu sistema operativo móvel. O até agora conhecido Android Q, será apresentado oficialmente como sendo simplesmente o Android 10.
Quais os motivos que levaram à mudança no nome do Android
O principal motivo que levou a esta alteração é a dificuldade de compreensão de determinados nomes em todo o mundo. Sendo um sistema operativo ativo em mais de 2,5 mil milhões de dispositivos em todo o mundo, a Google pretende tornar a nomenclatura fácil de interpretar por qualquer pessoa.
Os nomes escolhidos ao longo dos últimos 10 anos nem sempre fizeram sentido à escala global. Por exemplo, "Pie" (tarte) nem sempre é associado a uma sobremesa em muitos países, e "Marshmallow" não é garantidamente um doce popular em todo o mundo.
Além disso, a escolha de seguir a ordem alfabética tornava complicado para muitos utilizadores perceberem a real ordem entre as várias versões do sistema operativo. Por isso, optando por colocar simplesmente o número da versão à frente de "Android", deverá resolver todos estes problemas de interpretação.
Google renova o logótipo do Android, incluindo a mítica mascote
As alterações na forma como batizam as novas versões do Android não foram as únicas alterações anunciadas. A Google decidiu que esta é uma excelente altura para renovar o seu logo, incluindo a mítica mascote do pequeno robô verde.
Salientaram ainda a ligeira alteração no palete de cores utilizado, tornando muito mais fácil a sua integração em diversos "ambientes de cores".
Editores 4gnews recomendam:
- Há um ano o Xiaomi Pocophone F1 revolucionou o mercado! Estará o Pocophone F2 a caminho?
- Huawei não vai lançar nenhum smartphone com Harmony OS em 2019, afirma executivo
- Google Assistant: scammers utilizam comandos de voz para ligações fraudulentas