Google Stadia está a transformar o Chromecast Ultra numa "bomba relógio"

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

O primeiro serviço de cloud gaming, Google Stadia, já está disponível há alguns dias e as reclamações já começaram a surgir na internet. De acordo com um tópico na plataforma Reddit, vários utilizadores afirmam que os seus Chromecast Ultra ficaram extremamente quentes, acabando por se desligar.

Ainda que não tenha acontecido em nenhuma ocasião, certamente que não será impossível o sistema de segurança de um Chromecast Ultra falhar e acabar por causar danos bem maiores que uma simples interrupção de jogo.

Google Stadia poderá não ser total responsável por este sobreaquecimento

Ainda que seja fácil apontar o dedo de imediato ao novo serviço, Google Stadia, é possível que não seja culpa direta do serviço. Os relatos de que o Chromecast Ultra sofre de sobreaquecimento já não são novos, e parece que o serviço de cloud gaming tornou esse problema ainda mais saliente.

Tecnicamente, o Chromecast Ultra é apenas responsável pela stream do jogo, não efetuando nenhuma tarefa no funcionamento do mesmo. Assim sendo, utilizar o Google Stadia deveria ser exatamente igual a fazer stream de um vídeo.

Ainda assim, é possível que transmissões prolongadas e a ligação do comando Bluetooth acabem por sobrecarregar o sistema, causando um sobreaquecimento maior que o normal.

Possivelmente, a Google poderá conseguir resolver esta situação através de algumas melhorias na interação entre as duas plataformas. No entanto, a empresa ainda não publicou nenhum comunicado oficial a reconhecer a existência de um problema.

Relembro que mesmo na documentação do Chromecast, está em destaque o facto de ser "normal" que o dispositivo se torne quente ao toque durante a sua utilização. Mas, certamente que não é "normal" que fique tão quente que faça com que este deixe de funcionar.

Editores 4gnews recomendam:

  • E se Death Stranding fosse lançado para a PlayStation 1? (vídeo)
  • Steam já não vai discriminar os teus amigos! Podes convidar até os do Android e iOS
  • FIFA 20 Ultimate Team: Equipa da Semana 10 é incrível! Ronaldo é cabeça de cartaz!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.