Google vai criar um smartphone Android focado no YouTube?

Rui Bacelar
YouTube Android smartphone Google
E tu, comprarias um smartphone só para, ou especificamente para o YouTube?

Comprarias um smartphone Android concebido especificamente para usufruires do YouTube? Essa é a questão que a Google estará a avaliar. Segundo avança o site AndroidAuthoritya Google estará a ponderar a concepção de um novo smartphone.

Segundo consta, este equipamento da Google é conhecido apenas como YouTube Edition e contará com hardware e software optimizado para o consumo de multimédia, sobretudo na plataforma YouTube.

Vê ainda: Samsung Galaxy S9 e LG G7 poderão chegar mais cedo ao mercado

Para já tal dispositivo não passa de uma mera hipótese. De momento a Google estará a investigar a recepção do público a tal dispositivo. Para tal terá levado a cabo alguns questionários para aferir o seu potencial sucesso e procura pelo público. Em suma, para já não passa de uma possibilidade. Um sussurro.

Estará a Google a desenvolver tal smartphone?

Até que surjam mais fontes a confirmar estas informações não podemos ter grandes certezas. Contudo, no questionário onde o smartphone Android da Google para o seu YouTube foi ponto central foram descritas algumas características.

Desde assistir a vídeos a estar em contacto com os criadores de conteúdo no YouTube e mais uma mão cheia de funcionalidades que tornariam este Android mais apetecível. A primeira sendo a "YouTwist" que te permitirá rodar o dispositivo para o modo paisagem logo no ecrã inicial. Isto para que possas aceder imediatamente à grelha de vídeos que queiras ver.

Este Android terá também um botão físico dedicado que te dará acesso rápido ao YouTube para além de te deixar gravar vídeo. Segundo o questionário/enquete, tal função chama-se YouCapure. (Será que o smartphone se chama "YouPhone"?).

YouTube Android smartphone Google
Comprarias este smartphone? @AndroidAuthority

Outra das funções, a Creator Connect também constou do questionário. Tratando-se de uma funcionalidade semelhante às Histórias do Instagram para os canais de YouTube. Os ícones aparecerão no ecrã inicial do smartphone e, carregando neles, vais diretamente para o seu feed de vídeos no YouTube.

Smartphone Android centrado no YouTube

Terá também um Live Lockscreen que terá sido demonstrado no inquérito. Esta função apresentaria um pequeno trecho de vídeo e, ao clicar nele e desbloquear o smartphone, abriria imediatamente o vídeo.

Relativamente a características técnicas parece que este Android para o YouTube não será um topo de gama. No referido questionário, o YouTube Edition phone foi comparado a outros equipamentos de gama média. Desde o iPhone SE, o Xperia XA1 e até o Samsung Galaxy A5.

Já a nível de especificações técnicas foram apontadas algumas características. Desde o ecrã/tela de 6.01 polegadas, formato 18:9 com tecnologia IPS LCD. Sem esquecer uma resolução Full-HD+ de 1080x2160 pixéis. O seu processador, não especificado, teria uma frequência de 2.2Ghz com uma bateria de 3700mAh com carregamento rápido e 4GB de memória RAM.

Contaria também com uma câmara traseira dupla de 12MP e de 5MP para além de uma câmara de 8MP com gravação de vídeo a HD - na câmara frontal. Contaria com altifalantes duplos com tecnologia Dolby Atmos, um leitor de impressões digitais e 32 ou 64GB de armazenamento interno. Estaria disponível em Preto, Branco ou Vermelho.

O seu preço base também foi referido. Este Android para YouTube da Google custaria cerca de 360 dólares na versão base ou 400 dólares na versão com 64GB de armazenamento interno.

Para já este dispositivo não passa de uma ideia, um conceito. Poderá ser fabricado por construtoras como a LG e nem mesmo o seu nome está definido. Seria um Android, da Google e feito especificamente para o YouTube.

Note-se que todas estas informações que chegaram à fonte referida são oriundas de um questionário privado que circulou entre os funcionários da Google. Para já, é apenas um sussurro. Mas quem sabe, a Google já nos surpreendeu por várias vezes!

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei Mate 10 Pro fica irresistível com aplicação da Google Play Store!

Doogee BL12000 é oficial – Bateria gigante e duas câmaras wide-angle

Estás à procura de um drone de qualidade? Vê estes 3 produtos!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).