A fortuna que a Google gasta para estar no teu smartphone Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

Quando compras um novo smartphone Android sê sincero, pensas sequer nas Apps da Google que já vem pré-instaladas no dispositivo? É isso um fator decisivo na hora da compra? Provavelmente a grande maioria dos consumidores não gasta dois segundos com a pensar nisso mas bem, parte destas Apps são desenvolvidas pela mesma empresa que cria o sistema operativo portanto faz sentido que tais Apps já venham no smartphone, certo?

Vê ainda: d

Bom, pode até parecer algo insignificante mas no ano transacto a Google pagou cerca de 7.2 mil milhões de dólares para que estas Apps possam fazer parte do teu smartphone Android.

Sim, a Google paga às construtoras que usam o seu sistema operativo Android para que estas usem os serviços da Google, o seu motor de busca e todos os seus principais serviços como o YouTube, o Chrome como navegador pré-definido, entre outras.

Google paga uma autêntica fortuna para que os seus serviços estejam presentes no teu smartphone Android

Chega até a pagar à Apple para que seja o motor de pesquisa pré-definido para o Safari, tanto em computadores Mac como em dispositivos móveis iOS. Tudo isto para se manter na posição dominante neste mercado de tráfego e navegação online.

Note-se que o custo de utilização destes serviços tem subido bastante nos últimos tempos e para por os números em perspectiva a Google está agora a pagar o triplo do que pagava em 2012 para ter os seus serviços e motor de busca em praticamente todos os dispositivos Android em circulação.

Parte deste aumento deve-se ao facto de a Google incluir cada vez mais anúncios / publicidades / propagandas em sites que usam o serviço de "Ads" da gigante tecnológica. Para além disso o número de smartphones em circulação é cada vez maior com Android's de baixo custo a chegar a mercados em expansão e com os iPhone's a penetrarem também nos mercados asiáticos.

Uso de smartphones generalizou-se em todo o mundo

Neste momento a soma total daquilo que a Google paga para ser a principal fornecedora de serviços de busca e para que todas as suas Apps sejam as mais utilizadas no Android ascende aos 19 mil milhões de dólares por ano.

Desde a barra de pesquisa que vês no ecrã inicial do teu smartphone ou tablet Android até às publicidades que vês na grande maioria dos sites e que são lá colocadas através do serviço Google AdSense. Tudo isso são manifestações da esfera de influência desta gigante.

Todo esse dinheiro é investido na criação de publicidades em sites que utilizem os serviços de pesquisa da Google e para pagar às construtoras que usam as Apps e serviços desta. Estes números que continuam a aumentar e a regulamentação que se prevê cada vez mais apertada na Europa tem deixado os investidores um pouco preocupados.

A Google tem conseguido evitar os grandes processos judiciais mas não conseguiu escapar à coima de 2.4mil milhões de euros que lhe foi imposta pela Comissão Europeia no início deste ano.

Google apostará cada vez mais nos seus próprios smartphones Android e equipamentos "Made by Google"

Contudo, isto não terá deixado os comissários europeus satisfeitos e estes investigam agora as vastas quantias que a Google investe junto das construtoras para que estas utilizem exclusivamente os seus serviços e aniquilem qualquer chance de uma fornecedora de serviços rival conseguir fazer chegar o seu serviço aos consumidores. Em suma, um quase monopólio que não está a agradar à YouTube onde terás também as nossas LiveCasts semanais.

Gostaria que o teu próximo smartphone fosse "Made by Google"?

Em última análise todo este conjunto de factores motiva a Google apostar cada vez mais na sua própria linha de smartphones Android e demais equipamentos, todos eles "Made by Google", para começarem e reduzir, gradualmente, a dependência de outras construtoras para implementarem o seu Android e restantes serviços nos seus smartphones.

De momento os novos Google Pixel 2 e Pixel 2 XL não estão disponíveis por via oficial no nosso país. Resta a esperança de que nos próximos anos este cenário possa mudar e possamos experimentar um software e hardware concebidos pela mesma empresa.

Esta será uma das melhores maneiras que a Google tem ao seu dispor para reduzir este risco. Apostar cada vez mais no seu próprio hardware com o intuito de transformar os seus smartphones num rival à altura dos iPhone's e, acima de tudo, não depender tanto de uma Samsung, Huawei, LG, Sony, etc.

Outros assuntos relevantes:

d Wear 2.0 chegarão através da Play Store

phone

Honor 7X já é oficial com o Kirin 659, dual-câmara e ecrã deslumbrante!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.