Google quer ajudar os serviços de emergência a localizar eficientemente

Filipe Alves
Filipe Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Os serviços de emergência tem uma tarefa árdua nas mãos. Para além de serem aqueles que estão na linha da frente na recepção de uma chamada para uma eventual emergência, sofrem a complexidade de explicar aos primeiros socorros o local exato da urgência.

Como deves imaginar não é tarefa fácil para as ambulâncias, polícia ou bombeiros saber exactamente o local da emergência, principalmente se estivermos numa cidade grande.

Vê ainda: Huawei Mate SE será revelado na MWC com… MicroUSB

As operadoras fazem o que podem ao oferecer o local da chamada, contudo, a localização da operadora nem sempre é a mais precisa. A única localização que as operadoras conseguem oferecer é uma triangulação de antenas, que nem sempre está correta.

Mas a Google está disposta a ajudar e já entrou em parceria com os serviços de emergência dos EUA num teste que correu melhor do que o esperado. Numa chamada de emergência a Google consegue oferecer a localização quase exata da situação em menos de 30 segundos.

Google faz parceira com serviços de emergência nos EUA

Escusado será dizer que a rapidez é também um fator importante numa chamada destas. Com o serviço da Google conseguirão reduzir este tempo de espera para metade e reduzir o raio de chamada de 160 metros para apenas 36 metros.

Esta experiência foi feita nos Estados Unidos da América durante dois meses e foram recebidas dezenas de milhares de chamadas. Em todas elas o serviço da Google mostrou-se mais eficaz e prometedor.

Como nota o The Wall Street Journal, reduzir o tempo de resposta num minutos será capaz de salvar mais de 10 mil vidas ao ano. Estes dados apenas nos EUA, imagina em todo o mundo.

Ainda não sabemos se a parceria seguirá para a frente, nem se Portugal será um dos países a adotar a tecnologia, contudo, não vejo porque não optem por o fazer. Esperemos que as burocracias não sejam o impedimento ao avanço da tecnologia Google para o nosso serviço de emergência.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Play Store recebe em breve o Warhammer Quest para Android

Android. Ainda há marcado para um smartphone como o Nokia 1?

Patente da Samsung mostra como poderá ser o smartphone dobrável

Via

Filipe Alves
Filipe Alves
Fundador do projeto 4gnews e desde cedo apaixonado pela tecnologia. A trabalhar na área desde 2009 com passagens pela MEO, Fnac e CarphoneWarehouse (UK). Foi aí que ganhou a experiência que necessitava para entender as necessidades tecnológicas dos utilizadores.