Google segue passos do HyperOS da Xiaomi neste detalhe do Android 16

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

Seja no iOS, seja no Android, o sistema de notificações não é perfeito. Mas no Android 16, a Google pode fazer uma mudança nos painéis de notificações e de definições rápidas, que beneficiará os utilizadores.

Ao usarmos um smartphone Android, como o Google Pixel 9 Pro XL, os painéis de notificações e das definições rápidas estão unificados. Mas isso não acontece em todas as marcas. Por exemplo, os smartphones da Xiaomi com HyperOS acedem numa zona à central de controlo e na outra às notificações.

google

Segundo a mais recente descoberta do Android Authority, isso pode também ser uma das mudanças a chegar no Android 16. A fonte refere que a mudança não chegará a tempo do vindouro Android 15 e só começará a ser testada com o Android 16.

Google pode separar notificações das definições rápidas no Android 16

Se tens um Xiaomi ou Honor, por exemplo, deslizar a partir do canto superior esquerdo faz aparecer as notificações. Ao deslizar do canto direito aparece o centro de controlo. Assim que tal for feito pela Google no Android 16, terás muito mais notificações quando interessam e um controlo mais fácil das definições rápidas quando desejado.

Esta é uma abordagem bem conhecida para quem tem um iPhone, visto que já feita essa separação há bastante tempo. Será interessante perceber como será a abordagem da Google e quão parecida será à da própria Apple e das fabricantes Android que já atuam dessa forma.

A Xiaomi afirma que essa é a forma de dispor notificações e definições rápidas que os seus utilizadores mais apreciam. Embora possa não ser consensual, também aprecio essa separação, sendo que se abre espaço para mais notificações num vislumbre. Devemos perceber como o fica no Android puro dentro de alguns meses.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.