"Google" russo é condenado por exibir jogos de futebol da Liga Calcio

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Yandex, o Google da Rússia foi judicialmente obrigado a pagar indemnizações à legítima detentora dos direitos de transmissão dos jogos de futebol da Liga Calcio. O motor de busca lucrou indevidamente com as competições do Campeonato Italiano de Futebol.

Em causa estava a transmissão ilegal de várias competições futebolísticas, divulgadas pelo motor de busca Yandex, para quem revertiam os proveitos da publicidade apresentada no mesmo. Em vez de encaminhar os utilizadores para os websites onde os jogos eram legalmente transmitidos, o motor de busca apresentava estes streams em nas suas próprias páginas.

O Yandex lucrou com as transmissões ilegais da Liga de Futebol Italiana

O Google é o motor de busca mais popular do mundo, mas existem várias alternativas, das quais o Yandex é uma. Atualmente os motores de busca são mais que simples indexadores de conteúdo, pois providenciam diversos serviços e complementos.

Uma pesquisa Google, por exemplo, dá-nos informação complementar e opções para contactar diretamente uma loja. De igual modo, ao pesquisarmos por bilhetes de cinema ou futebol, é frequente vermos a opção para comprar diretamente esses ingressos.

São comodidades que os motores de busca introduziram gradualmente nas suas páginas para que o utilizador permaneça o máximo de tempo possível nas suas plataformas. Isto é verdade para a Google e para empresas rivais como a supracitada Yandex.

Os motores de busca como o Google e a Yandex são plataformas abrangentes

De forma sucinta, os motores de busca querem dar-nos tudo, todas as respostas e serviços nas suas páginas. Não por mero altruísmo, mas, porque rentabilizam esses espaço, tendo todo o interesse em que nos mantenhamos lá.

Sendo o motor de busca mais popular na Rússia, a empresa tem sido criticada por usar frequentemente conteúdo alheio para o seu proveito. O recente caso, a inclusão de transmissões dos jogos da liga italiana nas suas páginas são exemplo disso mesmo.

A queixosa em questão é a TeleSport Group, lesada com a perda de receitas provenientes da exibição dos jogos de futebol, colocou a Yandex em tribunal uma vez que detém os direitos exclusivos de transmissão de várias competições desportivas como os jogos da liga italiana.

A queixosa apontou várias instâncias em que a Yandex recebia os proveitos da publicidade apresentada nestes streams como, por exemplo, as publicações na rede social vKontakte, o Facebook russo, bem como a Odnoklassniki, outra das redes sociais.

Particularmente gravoso era a apresentação das transmissões na página de resultados em vídeo no motor de busca. Os conteúdos eram apresentados de forma muito similar ao YouTube, plataforma onde também são comuns as transmissões ilegítimas.

A Yandex vai recorrer da decisão

Não conformada com a condenação pelo tribunal de primeira instância, o motor de pesquisa russo promete recorrer. Entretanto, a TeleSport continua a fazer valer os seus direitos junto da justiça, tendo já novas ações preparadas contra o motor de busca.

Aliás, a TeleSport terá prometido registar cada infração cometida pela Yandex. Cada resultado indevidamente apresentado, em que o motor de busca lucrar com a apresentação indevida das transmissões.

Naturalmente, a visão da Yandex é diametralmente oposta. A empresa acredita não ter feito nada de errado e deu a saber que recorrerá da decisão.

Editores 4gnews recomendam:

  • IPTV Pirata: Hacker ameaça enviar dados dos utilizadores à polícia
  • Telegram obrigada a bloquear músicas, filmes e séries piratas
  • Atenção: Netflix e YouTube podem ser limitados ou bloqueados a partir de segunda-feira
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.