Google retira apps de ‘perseguição’ da Play Store identificadas pelo Avast

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Google retirou várias aplicações da Play Store, identificadas pelo Avast como potenciadoras de stalking (perseguição). Estas são o tipo de aplicações que o ‘espião’ instala quando tem acesso físico ao smartphone do alvo, e que lhe dão acesso à localização, mensagens e histórico de chamadas.

Este tipo de aplicações é normalmente lançado como ferramentas de monitorização parental ou de empregados. No entanto, como escreve o CNET, alguns utilizadores usam estas aplicações para espiar o seu companheiro de relação de forma indevida.

O Avast detetou assim sete aplicações na Google Play Store desenhas por um desenvolvedor russo que permitem perseguir empregados, companheiros de relação ou crianças. Estas são as sete aplicações marcadas pelo Avast, e retiradas pela Google. Antes de retirada foram, em conjunto, instaladas mais de 130 mil vezes.

  • Track Employees Check Work Phone Online Spy Free
  • Spy Kids Tracker
  • Phone Cell Tracker
  • Mobile Tracking
  • Spy Tracker
  • SMS Tracker
  • Employee Work Spy

Nas reviews da aplicação Spy Trackers (uma das retiradas), muitas pessoas dizem usar a aplicação para perseguir o seu companheiro. Nestes casos, a aplicação está a ser usada para espiar, e não para monitorizar, como é o seu propósito.

A Google já veio a público confirmar que retirou as aplicações, após a publicação do Avast. A empresa já tem também políticas que proíbem este tipo de aplicações, e pretende continuar a remar contra o abuso entre parceiros.

Avast diz que estas aplicação não devem estar na Play Store

O Avast afirma que estas aplicações “são um problema para a privacidade das pessoas e não deviam estar na Play Store”. Segundo o líder mobile do Avast, Nikolaos Chrysaidos, “promovem os comportamentos criminais, e podem ser usadas de forma abusiva para que 'stalkers' espiem as suas vítimias”. Estas são classificadas pelo Avast como “stalkerware”.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google Maps: informação em tempo real de bicicletas partilhadas chega a 24 cidades
  • 20 easter eggs que podes descobrir na pesquisa do Google
  • Família dá o nome de "Google" ao seu mais recente filho!
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.