
O Mensagens Google volta a receber uma novidade que promete ser do agrado dos utilizadores. É já a terceira no espaço de poucos dias. Desta feita, a aplicação prepara-se para receber em breve uma atualização bastante aguardada e que visa simplificar o processo de partilha de conteúdo multimédia.
Até ao momento, quando abres a aplicação e queres partilhas fotos ou vídeos, a galeria que está 'dentro' da app só mostra o conteúdo que está guardado de forma local no telemóvel. Para aceder à biblioteca do Google Fotos, é necessário ir até Pastas, um passo adicional que muitos utilizadores consideram desnecessário.
De acordo com informações avançadas pelo Android Authority, a Google vai eliminar esse passo extra. Atualmente, quando entras nas Pastas, o Mensagens Google passa do seu seletor interno para o de fotografias nativo do Android, o que cria uma experiência visual algo confusa.
O que vai mudar?
Enquanto os seletores personalizados exigem acesso total à galeria de multimédia do utilizador, o seletor de sistema só permite o acesso aos ficheiros que forem escolhidos. Ou seja, é uma solução muito mais segura e que preserva a privacidade.
No entanto (e felizmente), com o Android 16, a Google está finalmente a unir o melhor dos dois mundos. A empresa introduziu uma nova API embedded do Photo Selector, que permite integrar o seletor de fotos nativo do Android dentro da interface personalizada de cada aplicação.
Na prática, isto significa que os utilizadores vão poder ver e escolher diretamente imagens da biblioteca completa do Google Fotos, sem precisar de mudar de ecrã ou conceder permissões extras. Além disso, mantém-se a segurança reforçada do seletor do sistema.
De acordo com a mesma fonte, esta funcionalidade já está ativa no OnePlus 13 com OxygenOS 16, onde o botão da galeria no Mensagens Google mostra todas as imagens, incluindo as armazenadas na nuvem. Progressivamente, irá ficar disponível para todos os utilizadores.